Pedro Simões
Se 50% da população brasileira é descendente de indígenas e\ou africanos, por que só falamos português?

Outros 20% são descendentes de imigrantes de diversas partes da Europa e da Ásia. Eu sempre achei isso estranho. Porque não temos uma segunda língua?

Oct 13, 2015 5:07 PM
Comments · 3
5

Por dois motivos: o primeiro é que os índios falavam diversos idiomas e dialetos e as linguas francas existentes eram fracas e rapidamente foram substituídas pelo Português, por meio da catequização forçada dos nativos. O que hoje conhecemos como língua geral, o Tupi, foi na verdade compilado pelos jesuítas e permaneceu por um tempo como língua de contato. Por não serem linguas escritas, não haver uma educação formal nas línguas indígenas, elas estão se perdendo. Com os africanos aconteceu algo similar: eles vieram de diferentes regiões e tribos e muitas vezes falavam idiomas totalmente ininteligíveis entre si, e muitas vezes foram impedidos de usar seu idioma, com isso, adotaram o Português. Claro que tanto os africanos quanto os índigenas emprestaram muitas palavras para o Português falado no Brasil, mas é uma pena que a diversidade linguística tenha se perdido. 

October 13, 2015

Fora que o rei Don João ,pai de de Don Pedro I, Quando chegou ao Brasil muitas pessoas falavam uma mistura de tupi e português, ele por decreto proibiu o "dialeto " e obrigou todos os cidadão a falar português, quem falasse o dialeto era preso e até castigado. no caso dos escravos eram forçados a falar português pelos seus senhores e alguns chegavam a castigar se o escravo falasse a sua lingua.

E o resto foi como o Alexander disse.

November 3, 2015

E vale lembrar que o Português Brasileiro é um dialeto do Português.

October 30, 2015