Site Feedback

Qual é a sua opnião sobre o sistema de cotas nas universidades?

Aqui o assunto é polêmico. Gostaria de saber o que vocês pensam sobre as cotas para negros e indígenas nas universidades federais e estaduais. Muito obrigada :)

Share:

Comments

Completamente a favor! Claro que, em um mundo ideal, a escola pública teria qualidade de modo que os seus estudantes teriam condições de concorrer de igual para igual com os estudantes das particulares. Além disso não haveria problemas de falta de vagas. Porém falei de um mundo ideal: ele não existe, é um ideal, uma utopia, uma perfeição, e, acredito firmemente, algo a ser perseguido com todas as forças (sim, um paradoxo: acho que temos que ir atrás da perfeição sempre, mesmo sabendo que não vamos alcançá-la). Mas, voltando ao assunto principal, sou a favor das chamadas medidas afirmativas, mas sempre querendo que as políticas públicas busquem o essencial de que falei antes.

Vamos falar sério! Os alunos das escolas públicas (claro que há pouquíssimas e honrosas exceções) não tem condições de disputar prá valer uma vaga nos cursos e nas universidades mais concorridas.

um Abraço!

Sou a favor! Mas há alguns anos atrás eu não era, somente depois pude entender melhor a respeito e mudar minha opinião.
A desigualdade social aqui no Brasil é um grande problema e é um dever do ensino superior público brasileiro(o qual representa a maior parte das melhores universidades) oferecer oportunidades para quem não é favorecido. Isso acaba se tornando uma questão de equidade social.

A Universidade em que eu estudo foi uma das pioneiras a adotar o sistema de cotas semelhante ao que o MEC estabeleceu para todas as Federais recentemente.

Quanto as cotas específicas para negros e indígenas, são aplicadas atualmente a uma porcentagem das cotas sociais, que englobam a escolaridade pública e situação socioeconômica. Portanto são muito plausíveis, pois mesmo se um indígena ou negro estudou nas melhores escolas particulares e/ou vem de uma família com boas condições financeiras, ele não participa do sistema de cotas.

Contudo, isso é um assunto que deve ser sempre revisto e ajustado periodicamente conforme a realidade do local onde se encontra a Universidade e o contexto social nacional, senão o sistema de cotas pode ser inconveniente e até injusto.

Contra, as cotas, além de serem ridículas, oficializam a divisão do Brasil em raças, o que é nocivo. No entanto, sou a favor de cotas para alunos oriundos da rede Pública, pois há boas faculdades particulares e quem pode pagar deve estudar nas faculdades privadas. Cursei Engenharia Civil e era ridículo ver alunos ricos estudar sem pagar.

Eu não sei como funciona nas outras universidades, mas aqui em Teresina, o pré-requisito é que o aluno seja de uma escola pública, tanto faz ele seja preto, branco, amarelo, deficiente e etc. Acho um pouco chato as cotas serem para estudantes de escolas públicas, pois aqui na minha cidade alguns estudantes de escolas públicas pagam cursinhos pré-vestibulares muito bons. Esses alunos, na minha opinião, não estão mais concorrendo com igualdade com aqueles que não possuem condições de pagar um cursinho. Além do mais tem pessoas(no meu caso) que pagam mensalidades escolares de 300 reais , mas não tem condições de pagar 900+material numa faculdade de engenharia por exemplo. Para o governo todo estudante de escola particular é rico, e isso é MENTIRA! Sou negro, pobre e sou a favor de cotas SOCIOECONÔMICAS.

Acho ridiculo um projeto de lei querer colocar cotas para negros nos concursos para a a magistratura. É a mesma coisa que dizer que nós negros não temos capacidade de passar em nada sem um empurrão!

Sou totalmente contra qualquer tipo de cotas. Em primeiro lugar, todos nos sabemos que os negros sofrem uma discrimicao historica. Ok, ate ai tudo bem, mas veja bem, estamos em 2013 pessoal. Alem do mais o sistema de cotas faz com abranja ainda mais discriminacao dos negros, ou seja, porque com eles e diferente? Nao somos todos iguais? Cotas para escola publica tambem sou contra pois esse foi o meio mais facil que o governo arrumou de "ajeitar" as coisas. Por que nao melhora a qualidade do ensino fundamental e medio? Porque e mais facil dar cotas para estudantes de escola publica, facilitar a entrada dos mesmo nas universidades. E isso vai adiantar de que? Acredito que esse tipo de cota ou ira fazer com que o estudante nao consiga acompanhar o curso ou terao que diminuir o nivel da universidade.

Concordo com a Gabriela, pois eu faço engenharia civil na federal daqui e eu vejo (não são todos) mas tipo 85%  dos estudantes oriundos da rede pública tem imensa dificuldade com as disciplinas básicas(matem, quim e fís). Muitos nem concluem o primeiro semestre, tudo isso devido ao péssimo ensino básico da matemática que eles tiveram!

Sinceramente eu não sei porque eu não sou da área onde os negros e pardos

OOPT

Totalmente a favor!! O Brasil foi um pesadelo para os negros por muitos e muitos anos!! Aboliu a escravidão!! Tá, e daí? Os negros não tinham para onde ir, não arranjavam empregos descentes, continuaram na miséria e sem educação, formaram quilombos, favelas ou viveram em péssimas qualidades, buscando no crime e na vida imunda uma forma de continuar a viver! Isso reflete até os dias de hoje!! Dizer que cota é uma outra forma de racismo é ignorância porque infelizmente não tem como comparar as duas coisas, o branco não sofreu, não há restígios de algo que nunca lhes passou!! Já o negro, enfim, este sempre vai ser ter uma historia triste e desgraçada! É fácil ver, veja que nas favelas, nos quilombos, na classe baixa, nas escolas públicas de bairros, sempre há mais negros! Infelizmente é uma realidade e com as cotas, é apenas um passo muito pequeno, muito atrasado pois já deveria ter existido há anos, para reparar uma aberração do homem, o racismo que até hoje prevalece! Nojo de racistas, preconceituosos e CIA ! NOJO!!

eu sou a favor os negros foram discriminados desde o inicio e essa herança cultural ainda não foi ajustada . isso pode ser provado cientificamente e podemos ver hj em dia nas empresas onde os negros ainda são minorias , como vcs podem explicar isso ?

Add a comment