Site Feedback

Como não passar no exame do DETRAN?

Por Paloma Salido

Pra mim só bastou estar nervosa pra cacete. Na verdade eu fui pro exame toda atazanada com a idéia de reprovar. E quando eu digo atazanada, pense em uma pessoa atazanada sinistra. Para as pessoas de outros países que são interesadas em cultura e cotidiano brasileiro, saibam que DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) é o orgão regulador de trânsito que a gente tem por aqui. E que hoje eu fui para o meu exame prático e acabei não passando.

Por que eu não passei? Como eu disse eu estava nervosa e fui toda atazanada lá pro local do exame, arrumei os espelhos, o banco e o retrovisor, depois eu pus o cinto de uma maneira tão nervosa e com aquele sorrizinho característico das pessoas que sabem que estão perdidas...

Logo no começo eu cometi uma "barbeiragem" que nem na minha primeira aula prática eu acho que cometi. Pisei na embreagem - Sim. No Brasil, mais especificamente em São Paulo o exame não é feito com carros automáticos. Ah! E tem mais: a direção também não é hidráulica -  e soltei o freio de mão. Pode não parecer grave, porém o carro estava em uma subida, tá legal? Não preciso nem dizer que o avaliador me disse que eu ia bater no outro carro e que era pra eu tomar cuidado.

Bem, esse foi só o começo. Dei as setas direitinho como de costume, coloquei a segunda marcha e quando fui fazer a curva, a fiz de maneira muito aberta... Praticamente na contra mão. Confesso que fiz isso com medo de subir com o carro no meio fio, porém esse meu medo me fez cometer esse erro eliminatório umas duas vezes que eu me lembre. Mas pelo menos o carro não morreu.

Quando eu tive que fazer a temível baliza eu nem sequer consegui. E olha que um dia antes eu fiz isso umas duas vezes sem nenhuma ajuda do instrutor e parecia que tudo ia dar certo. Eu realmente estava confiante. Talvez fui confiante demais antes do exame e confiante de menos quando estava na prova.

Depois que eu não consegui executar a baliza, já sabia que eu estava lascada e então relaxei um pouco. E não teve nada a ver com o avaliador botar pressão ou algo do tipo. Eu fedia de medo e transpirava nervosismo.

Agora é esperar, né gente? O resultado (que eu já sei) sai na quarta-feira que vem. Depois de saber o resultado devo esperar uns 21 dias para poder marcar o exame novamente, de acordo com a dona da auto-escola. 

Geralmente eu sou boa em segundas impressões. Mas não vou me gabar muito ou ficar muito confiante para depois me ferrar de novo. Acredito que devo sim estar uma pouco insegura agora para só no dia do exame (estando já dentro do carro) eu me sentir confiante. O que vocês acham? Já aconteceu com algum de vocês? Existe alguma palavra no texto que vocês desconheçam e gostariam do significado?

Share:

Comments

Oi Paloma, se isso te consola, eu só passei no meu exame prática na terceira vez.

Na primeira eu cometi uns erros idiotas e na segunda eu deixei o carro morrer na baliza. Bem, mas acho que as regras do DETRAN mudaram um pouco pelo que você está me contando. Na minha época você sabia na hora se passou ou não, o examinador ia descontando os pontos de acordo com os erros e se você "estourasse" o limite de pontos você terminava a prova na hora. Agora você tem que fazer até o final de qualquer maneira?

Sim, eu tive que fazer a prova até o final. Não sei como você encerrou a sua prova, mas na minha a gente tinha que estacionar o carro entre os cones. Agora eu vou agendar mais algumas aulas para poder tentar de novo. Obrigada pelo comentário ;)

Sim, o melhor é fazer mais aulas antes de fazer a prova de novo.

Na verdade eu acho que o sistema de aprender a dirgir aqui na Europa é melhor. Na Bélgica por exemplo, você pode praticar fora da auto escola com os seus pais. Logo, você pode treinar o quanto você quiser até o dia da sua prova. É muito melhor do que ficar dependente somente das aulas da auto-escola.

Acho que o grande problema é o nervosismo mesmo, muitas  pessoas até sabem fazer a prova mas chegando lá fica nervoso acaba esquecendo de vários cuidados. Aqui na minha cidade não sei como é em outros lugares, você fica vendo as outras pessoas fazerem a prova aí acho que aumenta a ansiedade e o nervosismo. 

Gostaria de poder treinar com o carro de casa, Ana :( Seria tão mais fácil.

Aqui também, João. A gente vê uma par de gente fazendo o exame... Acho que no dia que eu fui para o exame o meu número era o 321.

Até dá para você pegar o carro de casa MAS tem que procurar um local com pouca ou sem nenhuma movimentação. Antes de entrar na autoescola eu treinei um pouco com o carro de casa mas foi nessas condições que falei.

Add a comment