Site Feedback

A diferença entre "moderno" e "contemporâneo"

Olá! Às veses nas conversas eu falo da "vida moderna" (por exemplo, sobre costumes cotidianos das pessoas de hoje) e me respondem sobre a "vida contemporânea". É mais correto nesse caso usar a palavra "contemporânea"? Por que?

Share:

Comments

*vezes

I think you tell the truths.  I am learning Russian 

 

Olá Tatiana,

 

Na verdade não existe uma diferença sólida entre moderno e contemporâneo. Esses dois termos se referem à arte: Arte moderna e arte contemporânea.

 

1) A arte moderna começou no Brasil no começo do século XX. Por volta de 1907 por aí. É um movimento artístico que rompe com a arte clássica e conservadora do século XIX.

 

2) A arte contemporânea na verdade foi o período do pós-modernismo. Mais ou menos a partir de 1960. Por exemplo, performance de dança, grafite, etc... 

 

Então na verdade, a diferença entre moderno e contemporâneo é que o contemporâneo é mais atual que o moderno. Se você fala a vida contemporânea, você se refere a vida de hoje em dia.

Contemporâneo é mais usado no sentido de "hoje em dia".

 

Moderno na verdade usamos de maneira um pouco mais geral (como adjetivo). Por exemplo, esse carro é muito moderno. Essa casa é moderna.

 

Espero que tenha ajudado! 

Olá Tatiana!

 

A verdade é que usualmente não existem diferenças entre as duas, então não está errado fazer uso de qualquer que seja das formas.

 

A idéia em questão é que basicamente "moderno" é mais relativo ao conceito e "contemporâneo" é relativo à tempo.

Então por exemplo: se você tem um pensamento moderno, ele é inovador, novo(também pode ter a conotação de atual).

Se você tem um pensamento contemporâneo: ele é atual, ele condiz com o presente.

 

Mas falando ou escrevendo, eles dão no mesmo.

Simples...

Moderno: é algo que é atual mas vai passar rápido, exemplo, uma roupa da moda um carro um celular etc...

Contemporânio (você pode dividir a palavra/ Contemporânio): o ideal é usar essa palavra para um costume, mania ou cultura da década atual. Um exemplo de preocupação contemporânea é a sustentabilidade.

Espero ter ajudado... Só quero enfatizar que as duas formas de se expressar estão corretas, porêm, existe uma palavra mais ideal para cada situação.

Quase esqueci, quando o "por que" vem seguido de pontuação se coloca acento no "quê"

 

"É mais correto nesse caso usar a palavra "contemporânea"? Por quê?"

Add a comment