Site Feedback

O português europeu vai desaparecendo?

 

Nos Estados Unidos o povo que estuda o português, prefere o português do Brasil.  Se diz também que os escolares hoje em dia no Portugal aprendem o português mais parecido ao dialeto Brasileiro. É certo que o português paulista é o normativo.?

Share:

Comments

Na

minha opinião o principal motivo para as pessoas preferirem o português do brasileiro é que o Brasil tem uma economia mais forte que a de Portugal, também acho que para estrangeiros seja mais fácil o do Brasil por ser falado de forma mais lenta, em Portugal se ela mais rapidamente, outra grande diferença é o sotaque, mas isso varia muito dentro Brasil imagine de um país pra outro...

De forma alguma acho que o português europeu vá desaparecer, afinal, o inglês britânico não está aí até hoje?!

E o português normativo é o que está nas gramáticas e não o de um ou outro lugar.

Além de que existem outros países onde se fala Português além de Brasil e Portugal, todos eles por colonização portuguesa. O Português brasileiro me parece ser o mais diferente mesmo mas, de maneira geral, como disse o @Douglas Silva o Português normativo é o das gramaticas, e esses países lusófonos assinaram em 2010 se não me engano um acordo ortográfico para unificar os idiomas ao menos no campo das regras escritas.

 

 

  Penso que a preferência atual pelo Brasil esteja  relacionada a sua economia; é um país continental (imenso mesmo!) e que brevemente vai sediar um grande evento (Copa Mundial 2014- Futebol). Muitos estrangeiros com os quais tenho tido contato (troca de informações), relatam esse fato: querem aprender a se comunicar em português aqui no meu país, para aproveitarem melhor o tempo que estiverem aqui.

     Quanto aos sotaques (accent), há muitos (cada região tem o seu). Na verdade, cada estudante tem a sua preferência e lógico, muitos conhecem primeiro as cidades do sudeste e sul do Brasil (capitais).

 Quanto ao Estado de São Paulo, é o mais desenvolvido do Brasil (indústrias, fábricas e serviços)...

Em Portugal não vai desaparecendo!

na minha opinião não vai sumir uma lingua de jeito nenhum, as pessoas só estão buscando melhorar aquela que lhes atribua algo, como o Brasil é imenso e há muitas pessoas, estrangeiros estão melhorando o portugues para manter contato com as pessoas daqui, pra mim, o mesmo deveria acontecer no Brasil, as pessoas deveriam buscar conhecer novas linguas não se sentir isolado em seu país por falta de conhecimento de uma outra lingua

O português europeu não vai desaparecer, alem do fator da economia que foi dito anteriormente ainda tem um fator muito importante para quem estuda idiomas o sotaque eu acho o português brasileiro um sotaque mais bonito do que o de portugal.

   OOPT 

Em Portugal com certeza que não vamos aprender "brasileiro" e de certeza que a nossa língua não vai desaparecer. O português de Portugal e o português do Brasil são muito diferentes para ambos e bem mais diferente que o Inglês da Inglaterra e o Inglês dos Estados Unidos.

Na minha opinião prefiro o português de Portugal, não só escrito como falado e não me admira que os brasileiros prefiram o português do Brasil e ninguém vai prescindir da sua cultura e da sua forma de falar. Isso não faz qualquer sentido.

Eu pessoalmente digo a toda a gente para aprender português do Brasil pelo simples facto de ser mais fácil, excepto a quem está interessado em Portugal ou em estudar seriamente a língua portuguesa e não somente para dialogar.

Popularmente o português de São Paulo é o mais aceito, porque São Paulo é tido como mais influente, assim como o Rio, mas o Rio usa algumas pronuncias que destoam das demais, ai o português de São Paulo acaba sendo o ''normativo''.

Acredito que o português brasileiro seja mais aceito porque o povo brasileiro tem a fama de ser um povo mais sociável e prestativo. Pessoalmente, tive pouco contato com portugueses, mas eles me pareceram mais sérios que os brasileiros. 

Essa característica é mais agradável para mim, porque gosto de ir direto ao assunto, mas quando se trata de aprender idiomas, é melhor contar com quem fala mais. Assim entramos em contato com mais formas linguísticas e semânticas. :) 

Não acho que o português europeu vai desaparecer. No caso dos Estados Unidos, eles aprendem o português Brasileiro acho que, porque o Brasil é muito mais atrativo não só pela economia, alias pela cultura atrativa que tem.. É muito mais comercial. Segundo, os Estados Unidos está no mesma continente que o Brasil, então eles vão aprender o dialeto que está mais relacionado com eles.. em América, todos aprendem o português brasileiro, mais na Europa, com certeza eles aprendem o português europeu.

Além disso, os Estados Unidos tem uma grande colônia brasileira, então é muito provável que os professores são brasileiros... brasileiro vão ensinar o português brasileiro, não é??

 

Esta questão do português paulista levantada é bem interessante. Na verdade não existe um português paulista, mas um jeito de falar ou sotaque ou gírias de São Paulo.
Cada sotaque se desenvolveu a partir da maior ou menor influência dos imigrantes que ocuparam determinada região do país. Nos estados do sul predominam o italiano e o alemão, no Rio de Janeiro franceses e portugueses, no nordeste portugueses, africanos e holandeses.

Os que mais se assemelham ao modo de falar de Portugal são os estados do norte, Amazonas e Pará, e que mais conservam a conjugação verbal da segunda pessoa (tu,vós) e o sotaque mais bonito sem dúvida é o da Bahia :) 

Add a comment