Chani
A económia brasileira.

A económia brasileira.

Hoje em dia, muitos países no mundo têm dificuldade em termos de econímia bem como o Brasil.
Se vocês têm um pouco de interesse de económia, certemente têm ouvido BRICs que os país têm crescido rápido e foram iluminado como os melhores market do mundo para investir.( Brasil, Russia, India, Chaina..S.Africa)

Entretanto, A circuntância atual não parece muito positiva como foi esperado. Há muitas manifestações contra as polícias governo ( Serviço publíco, o uso de orçamento)

Embora não estou bem informado em relacão ao Brasil, não é fácil de entender o que está acontecindo no Brasil.

Tanto que sei, O Brasil é um país com muitos tipos recursos naturais do território imenso e labors abundantes.

Em suas opniões, qual é o problema ou qual foi o problema fundamental que influenciou à economía brasileira embora houvesse tantos esperança positivas em relação ao.

Obrigado por ler a minha curiosidade e dizer sua opnião

Jan 28, 2014 5:26 PM
Comments · 13
3

O boom de crescimento que o Brasil teve na década passada teve como um dos fatores a expansão de crédito(credit boom) que fomentou de forma impressionante o consumo, trouxe bens de consumos a classes mais baixas que antigamente não podiam comprar e hoje podem. O problema dessa parte é que o consumo já da sinais de enfraquecimento comparado há alguns anos atrás. Sabemos que o PIB(GDP) também pode ser estimulado pela Produtividade e Produção, coisa que estamos estancados.


http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,produtividade-brasileira-esta-parada-ha-30-anos,89305,0.htm

 

Temos entraves que criam gargalos. O gargalo do momento agora é o Gargalo Logistico, o Brasil durante muitos anos investiu muito em rodovias e esqueceu de construir ferrovias e melhorar os portos. O Resultado é este :
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,gargalo-logistico-prejudica-competitividade,167103,0.htm
http://economia.terra.com.br/operacoes-cambiais/operacoes-empresariais/crise-portuaria-eleva-em-20-custo-de-exportacao-brasileira,367f2ed9744fd310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html


Os portos brasileiros são péssimos, caros, isso aumenta bastante o custo dos produtos. Além disso há filas de caminhões para descarregar nos portos.

 

A confusa legislação tributária(terrível) e o absurdo nível de burocracia inútil são outros ENORMES problemas. Afeta maioria dos brasileiros e conseqüentemente as empresas.
http://www.cni.org.br/portal/data/pages/FF808081272B58C0012730F0532A33A2.htm
http://www.fiesp.com.br/noticias/o-custo-da-burocracia-tributaria-no-brasil-impacta-diretamente-na-competitividade-das-industrias/

April 24, 2014
3

Penso que o "CAPITALISMO" ainda é um imenso desafio para todos nós porque vivemos enfrentando crises financeiras, inflação, e o Governo por outro lado, às vezes precisa usar recursos não muito simpáticos para com a população, etc. Enfim, todos são influenciados por ela- a economia está em nossas vidas. Quando acontece um fenômeno natural, por exemplo, na seca, podem faltar alimentos, ou sua escassez pode elevar o preço deles; caso ocorra uma enchente de grandes proporções, também pode alterar o curso da economia do lugar.

 

March 24, 2014
2

Matheus falou do Pre-sal, é uma ótima discussão, pois o Estados Unidos está explorando o Gás do xisto, uma matriz energética muito mais barata que o petróleo. EUA é o principal importador de petróleo do mundo, se ele importar menos o preço cai...isso não seria bom para nós.
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,xisto-reduz-venda-da-petrobras-aos-eua,175035,0.htm

Um problema interno que está incomodando e irá incomodar mais é a Inflação. A produção de produtos não está atendendo a demanda, isso eleva os preços e aumenta a importação. O Governo tenta segurar a inflação aumentando a taxa de juros básica(Interest rate) e isso pode diminuir o crédito e frear os investimentos. Lembrando que por exemplo, a taxa de juros na Coréia do sul é 2,5% a.a , nos EUA é 0,250% a.a e no Brasil 11% a.a . O Brasil ainda tem muuito a melhorar na estrutura econômica. Bem, tenho fé que vamos melhorar kkkkkkkkkk!

April 24, 2014
2

http://portphillippublishing.com.au/images/MPR20130501al.jpg
Outro fato importante é o Ciclo das commodities (Commodity Super Cycle). Brasil é essencialmente um exportador de commodity(recursos naturais), mas isso não é condição obrigatória para tornar um país desenvolvido, vide o caso do seu país(Coréia do Sul) e Japão, são países que exportam tecnologias e conhecimento e são importadores de recursos naturais, mas possuem uma mão de obra muito qualificada (skilled labor) , aqui infelizmente estamos com falta deste tipo de mão de obra por deficiências na Educação e por outros fatores. Você deve saber da atual discussão sobre o desaceleração do crescimento da China, isso poderá afetar diretamente o Brasil pois ela é a Principal importadora de commodity do Brasil. Atualmente estamos com uma projeção negativa da balança comercial. E este ciclo de alta está acabando...espero que volte a crescer.

 

April 24, 2014
2

Considero o modelo atual como um segundo "Milagre Econômico" onde há um interesse muito grande no aumento e desburcratização do crédito, a fim de elvar o consumo. Porém isso não é vantajoso a longo prazo pois o preços dos produtos tendem a ser cada vez mais altos e a população tende a ficar cada vez mais presa ao financiamento, empréstimo e crediário.

Sobre as manifestações e preotestos, não vejo conexões com Economia. Como a Jésica comentou, temos um histórico antigo de corrupção e, com a aproximação da Copa do Mundo e todos os gastos realizados com o evento (e todas as obras superfaturadas) a população se revolta clamando por obras simples como melhora da Saúde Pública e Educação. Como podemos ter estádios padrão Fifa se nossos hospitais e escolas tem padrão muito abaixo do necessário?

February 16, 2014
Show more