Profe José
Professional Teacher
Considera-se o português como um dialeto de espanhol?

o espanhol um dialeto de português?

Feb 28, 2015 7:35 PM
Comments · 10
6

"O Português ou Língua Portuguesa, originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Com a criação do Reino de Portugal em 1139 e a expansão para o sul como parte da Reconquista deu-se a difusão da língua pelas terras conquistadas e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo".

Muita gente diz que o Português é o Galego mal falado e outros dizem que o Galego é o Português mal falado, mas os Portugueses e os Galegos são povos irmãos. Quem diz que o Português e o Espanhol são a mesma língua é porque nem sabe da existência do Galego nem estudou a história da Europa para saber a origem das línguas. 

February 28, 2015
6

Não, somente preconceituosos que falariam essas coisas. No começo, o Espanhol, Português, Italiano, Francês e outras línguas latinas eram consideradas dialetos do Latim, mas se oficializaram como línguas oficiais, tendo suas próprias gramáticas, ortografia e tudo que uma língua tem direito.

 

Na Espanha, antigamente, o catalão e o galego, por exemplo, eram vistoso como dialetos, hoje são idiomas reconhecidos oficialmente e são co-oficiais na Espanha, podendo ser escrito, falado e utilizado em meios de comunicação, e até pode ser escrita oficialmente.

 

Se o Português ou Espanhol fossem dialetos, não poderia estar escrevendo agora e também não haveriam livros e documentos oficiais escritos em ambas línguas.

February 28, 2015
5

Não. São línguas de mesma origem, mas, ainda assim, línguas diferentes.

February 28, 2015
4

Isso não tem nada a ver, pois não derivam uma da outra. O Português vem do Galego-Português enquanto que o Espanhol evolui de vários dialectos do Latim.

 

"O galego-português foi o idioma que deu origem às línguas galaico-portuguesas, ou seja, as línguas originadas na região ocidental da Península Ibérica. O galego-português foi falado durante a Idade Média nas regiões de Portugal e da Galiza, dando origem às línguas portuguesa e galega.
No século XI a Península Ibérica teve o seu território recuperado pelos cristãos, enquanto os árabes se concentraram no sul da península, dando origem aos dialetos moçárabes, ou seja, a mistura do latim com o árabe.

A população do norte foi também instalando-se mais a sul de Portugal, dando origem ao território português, e os leoneses e castelhanos que estavam a leste da península também migraram para o sul, onde mais tarde seria o território espanhol. Foi então, nascendo o Português, vindo do noroeste da península e se direcionando para o sul, onde cresceria e se consolidaria.

Mediante toda esta situação, muitos dialetos provinciais foram surgindo, e o conjunto destes dialetos recebeu o nome de galego-português. O galego-português se consolidaria, então, como língua falada e escrita da Lusitânia.

 

CONTINUA

 

 

February 28, 2015
4

Murillo Costa Concordo :) Espanha oficializou muitos dialectos como idiomas co-oficiais juntamente com o Espanhol. Também em Portugal para quem não sabe há o Mirandês. Acho que seja normal línguas que derivam da mesma família terem parecenças e às vezes até podem gerar confusão. Há quem fale Portunhol e há quem misture o Inglês e o Espanhol a falar. 

February 28, 2015
Show more