Rafael Vieira
Olimpíadas 2016 - Rio de Janeiro

Você deve saber que no ano que vem teremos os jogos olímpicos de verão no Rio de Janeiro, certo?

Você tem planos de visitar o Brasil nesta data tão especial?

Se sim, como anda seu português?

 

Saiba que temos diversos tipos de expressões utilizadas nas diferentes regiões do Brasil.

Os cariocas (nascidos ou moradores da cidade do Rio de Janeiro) tem gírias bem peculiares, vale a pena conhecer! Aqui vão algumas delas:

 

Mermão

Sinônimo de cara, mermão (contração de meu+irmão) é usado no começo das frases. Na praia, pergunte "mermão, quanto tá o coco?" e é garantido que você vai pagar o preço reservado aos cariocas - e não aos turistas. E vai economizar um dinheirão!

 

Maneiro

Maneiro é um elogio, uma aprovação. Se você falar na mesa de bar "mermão, a Lapa ontem tava maneira", todo mundo vai acreditar que você nasceu e foi criado logo ali em Laranjeiras - e que a noitada na Lapa estava muito animada, claro. E se algo é extremamente maneiro, passa a ser irado.

 

Pela-saco

Você não vai querer passar a sua noite com esse chato. O pela-saco, nas gírias cariocas, é o indivíduo pegajoso, puxa-saco, sem opinião própria. Fuja correndo!

 

Sinistro

Minha gíria favorita, sinistro me atrai pela versatilidade, já que pode ser tanto elogio quanto insulto. Falar "aquela empada estava sinistra" com olhar de satisfação é totalmente diferente de dizer isso com cara de nojo, só depende da entonação! Já uma feixta sinixxxtra estava pra lá de boa. E por aí vai.

 

...e tem muito mais!

May 5, 2015 3:22 PM
Comments · 2
1

Estamos juntos = we are together

Fala sério= are you serious?

cara = man, dude, boy, etc

valeu or vlw = thank you

pode crer = belive me

que droga! = this sucks!

May 8, 2015
1

Ótimas expressões hahahaha

são muito usadas

 

May 5, 2015