Marcell Santos
Dicas Básicas de Português - VERBO SER (BE)

Enquanto não encontro parceiros nativos para aprender meu Inglês, posso dar umas dicas básicas de português que podem ajudar a quem está começando a aprender a linguagem.

 

Verbo SER (MODO INDICATIVO) - BE

Gerund: being

Past participle: been

 

PRESENTE SIMPLES ( SIMPLE PRESENT)

 

Eu Sou

Tu És

Ele/Ela É

Nós Somos

Vós Sois

Eles/Elas São

 

PRETÉRITO PERFEITO (PASSADO SIMPLES OR SIMPLE PAST)

 

Eu Fui

Tu Foste

Ele/Ela Foi

Nós Fomos

Vós Fostes

Eles/Elas Foram

 

FUTURO (FUTURE)

 

Eu Serei
Tu Serás
Ele/Ela Será
Nós Seremos
Vós Sereis
Eles/Elas Serão

 

Observações:

 

- Eu, Tu, Ele/Ela (SINGULAR) | Nós, Vós, Eles/Elas (PLURAL)

 

- Nestes simples exemplos só foi apresentado o modo INDICATIVO e em 3 tempos verbais. No entanto, em português, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO.

 

- Em cada modo verbal existem os tempos verbais e estes são essencialmente três tempos:

 

PRESENTE, PASSADO ou PRETÉRITO (PERFEITO, IMPERFEITO E MAIS QUE PERFEITO) e FUTURO (DO PRESENTE E DO PRETÉRITO).

 

- PRESENTE SIMPLES (Sou) – expressa algo que acontece no momento da fala.


- PRETÉRITO PERFEITO (Fui) – expressa uma ação pontual, ocorrida em um momento anterior à fala.


- PRETÉRITO IMPERFEITO (Era) – expressa uma ação contínua, ocorrida em um intervalo de tempo anterior à fala.


- PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO (Fora) – contrasta um acontecimento no passado ocorrido anteriormente a outro fato também anterior ao momento da fala.


- FUTURO DO PRESENTE (Serei) – expressa algo que possivelmente acontecerá em um momento posterior ao da fala.


- FUTURO DO PRETÉRITO (Seria) – expressa uma ação que era esperada no passado, porém que não aconteceu.

 

Any doubt? 

 

Abraço

May 15, 2015 4:04 PM