Timur
Voz passiva Olá a todos! Sou da Russia e aprendo português sozinho e neste momento preciso da sua ajuda. A minha questão é seguinte: Por quê o particípio passado "atribuido" é colocado no gênero feminino na frase abaixo? Pensei que o devesse estar no masculino porque deve concordar com o sujeito paciente "grau" que está no feminino. A frase em questão: "Estágio de pós-graduado (não inferior a três anos), após defender uma tese de candidato é atribuído a grau do Candidato." Agradeço-lhes de antemão!
Aug 2, 2013 7:19 AM
Corrections · 6

Vou arriscar outra frase que atribua um sentido mais claro:

 

<em>"Estágio de pós-graduado (não inferior a três anos), após defender uma tese de candidato, lhe será atribuído a graduação."</em>

<em>
</em>

Eu acredito que faça mais sentido escrita dessa forma, caso qualquer professor encontre algum erro, fique a vontade para corrigir.

 

Outra coisa que eu percebi, é que esse texto deve ter sido redigido em ingles e traduzido em algum momento, muito comum o uso equivocado do verbo conjugado "é" traduzido do "is" do ingles sem se adequar ao sentido da oraçao.

<em>
</em>

<em>
</em>

August 4, 2013
Então, não vejo sentido nenhum na frase. Wagner, importava-se de explicar-me? Cito a frase completa para facilitar-lhe: "Historicamente, o atual sistema de ensino profissional na Rússia consiste das seguintes etapas: 1. Especialista (pelo menos 5 anos para ensino humanitário e 6 anos para o ensino técnico - ensino regular) 2. Estágio de pós-graduado (não inferior a três anos), após defender uma tese de candidato é atribuído a grau do Candidato (em outros países, grau do Candidato de ciências russa corresponde ao grau de Doutor) 3. Curso de doutoramento (não inferior a dois anos), depois de defender uma tese de doutoramento é atribuído a grau de Doutor (não tem em outros países) 4. Mais alto nível - Academia de Ciências da Rússia."
August 3, 2013
Acredito que está incorreto o texto, deveria ser "ao" grau...
August 2, 2013

Voz passiva

Olá a todos!

Sou da Rússia, aprendo português sozinho e neste momento preciso da sua ajuda.

A minha questão é seguinte: Por quê o particípio passado "atribuido" é colocado no gênero feminino na frase abaixo? Pensei que o devesse estar no masculino porque deve concordar com o sujeito paciente "grau" que está no feminino.

A frase em questão: "Estágio de pós-graduado (não inferior a três anos), após defender uma tese de candidato é atribuído a grau do Candidato."

Agradeço-lhes de antemão!

August 2, 2013
Want to progress faster?
Join this learning community and try out free exercises!