Site Feedback

relatório sobre a educação no Brasil, parte 2

 

No meu último Notebook escrevi sobre um relatório do Banco Mundial que descreveu avanços recentes na área da educação no Brasil. O relatório tinha me deixado bastante otimista, mas através dos comentários de colegas do Italki, ficou claro que a veracidade destas melhorias é contestada, e se realmente houve alguma melhoria, não aconteceu de forma igual em todas as partes do País.*

Agora estou meio apreensivo se devo continuar ou não, pois parece um tema polêmico. Mas vou tentar! Achei interessante o relatório, ainda que eu reconhece que a realidade é bem mais complexa.

As duas grande razões que o relatório deu para o Brasil ter conseguido avanços na educação são a criação do FUNDEF nos anos 90 e a grande ampliação dos fundos para a educação na década dos 2000. Segundo o relatório, o FUNDEF garantiu pela primeira vez que toda rede escolar, por tão pequena, pobre ou rural que ela seja, tivesse uma quantidade mínima de verba para educar suas crianças. Nos anos 2000, os novos recursos permitiram uma expansão bastante rápida da infraestrutura educacional. Novas escolas, institutos de ensino técnico e universidades foram construídos* em muitas partes do País. Assim, segundo o relatório, foi possível melhorar tanto a qualidade quanto a acessibilidade da educação durante os últimos 20 anos.

Claro que mesmo com esses avanços, o nível da educação segue muito em baixo do que as crianças merecem. No próximo Notebook vou escrever sobre algumas das reformas que o relatório recomendou para continuar melhorando as escolas!

*qual é a diferença entre melhora, melhoria e melhoramento?
*como é que eu faço a concordância aqui, quando a lista que inclui substantivos masculinos e femininos? :/

Obrigado por qualquer correção ou sugestão para melhorar!!

Share:

 

7 comments

    Please enter between 0 and 2000 characters.

     

    Corrections

    relatório sobre a educação no Brasil, parte 2

    Em No meu último diário Notebook escrevi sobre um relatório do Banco Mundial que descreveu avanços recentes na área da educação no Brasil. O relatório tinha me deixado bastante otimista, mas através dos comentários de colegas do Italki, ficou claro que a veracidade destas melhorias é contestada, e se realmente houve alguma melhoria, não aconteceu de forma igual em todas as partes do País.*

    Agora estou meio (um pouco "more formal") apreensivo se devo continuar ou não, pois parece um tema polêmico. Mas vou tentar! Achei interessante o relatório, ainda que eu reconhece reconheça que a realidade é bem mais complexa.

    As duas grande razões que o relatório deu para o Brasil ter conseguido avanços na educação são a criação do FUNDEF nos anos 90 e a grande ampliação dos fundos para a educação na década dos de 2000. Segundo o relatório, o FUNDEF garantiu pela primeira vez que toda rede escolar, por tão mais pequena, pobre ou rural que ela seja, tivesse uma quantidade mínima de verba para educar suas crianças. Nos anos 2000, os novos recursos permitiram uma expansão bastante rápida da infraestrutura educacional. Novas escolas, institutos de ensino técnico e universidades foram construídos* em muitas partes do País. Assim, segundo o relatório, foi possível melhorar tanto a qualidade quanto a acessibilidade da educação durante os últimos 20 anos.

    Claro que mesmo com esses avanços, o nível da educação segue muito em baixo abaixo do que as crianças merecem. No próximo Notebook diário vou escrever sobre algumas das reformas que o relatório recomendou para continuar melhorando as escolas!

    *qual é a diferença entre melhora, melhoria e melhoramento?

    We use "melhora" just to informal ways, both words has the same meaning, for exemple:

    Eu desejo melhoras para você. (I wish you be better). Saying this for a sick person.

    As escolas públicas ainda precisam de muitas melhorias. (The public schools still need many improvements). More formal way.

    About "melhoramento" the same meaning but people here do not use to say this word, so often.

     

    *como é que eu faço a concordância aqui, quando a lista que inclui substantivos masculinos e femininos? :/

    About what sentence?

    Obrigado por qualquer correção ou sugestão para melhorar!!

    Write a correction

    Please enter between 25 and 8000 characters.

     

    More notebook entries written in Portuguese

    Show More