Site Feedback

Niepołomice - história 2

This is the second part of the translation abou the history of the municipality I work for.

Niepołomice como um local importante a leste de Cracóvia tornou-se em meados do século 19 uma parte do sistema ferroviário da Galiza conectando Cracóvia com Dębica e Lwów.

Em 1888 Władysław Wimmer foi eleito como prefeito da cidade. Ele ganhou a reputação de ser um administrador capaz, construtor e... fabricante de excelentes telhas que até hoje se podem ver nos telhados de capa de muitas casas em Viena e Berlim.

Após o fim da 1ª Guerra Mundial, os austríacos deixaram Niepołomice sem demora. Para comemorar este fato, no dia 7 de novembro de 1918, os habitantes da cidade plantaram o Carvalho da Liberdade que ainda hoje fica no Parque Municipal.

Após 2ª Guerra Mundial, a situação da cidade foi muito difícil. Muitos habitantes perderam suas vidas durante a guerra, e a atividade econômica caiu. Somente após a construção de Nowa Huta no final de 1950 Niepołomice começou a se desenvolver novamente.

Após o fim da era comunista, Niepołomice passou a ser governado por pessoas eleitas em eleições democráticas. Em 7 de junho de 1990 a Câmara Coucil elegiu Stanisław Kracik como prefeito. Em 1993, ele se tornou o primeiro habitante de Niepołomice para ganhar um assento no Parlamento polaco. O seu mandato marcou o início dum rápido desenvolvimento da cidade. Hoje Niepołomice tem uma população de 25.000 e é considerado como um modelo de boa gestão.

Share:

 

0 comments

    Please enter between 0 and 2000 characters.

     

    Corrections

    No corrections have been written yet. Please write a correction!

    Write a correction

    Please enter between 25 and 8000 characters.

     

    More notebook entries written in Portuguese

    Show More