Site Feedback

Niepolomice - igreja paroquial

This is another text I translated intro Portugues for the website of the municipality I work for.

Igreja paroquial

A igreja paroquial é o edifício mais antigo em Niepołomice que remonta às origens da cidade. Foi fundada em 1350-1358 pelo Rei Casimir o Grande, e consagrada em 4 de outubro de 1358.

Originalmente o templo tinha uma nave com uma abóbada suportada por dois pilares centrais. A capela-mor com longas estreitas janelas góticas e da chamada "velha sacristia" são os únicos remanescentes do edifício original.

Em 1690, após um incêndio, a igreja foi reconstruída. Os pilares centrais foram removidos e a abóbada gótica foi substituída por uma barroca. Entradas em forma de lanceta para capelas laterais foram convertidas para os arcos feitos em preto "mármore de Dębica".

No final do século 18, a igreja recebeu algumas mudanças importantes no seu interior, tais como a adição de decorações de estuque retratando o Jardim do Éden, Moisés com tábuas do Decálogo, e os evangelistas São João e São Lucas nas paredes internas.

Vale a pena mencionar também as capelas de cada lado da nave principal. No lado sul é a renascentista Capela de Nossa Senhora, construída em 1596, também conhecida como a Capela da Família Branicki. Por outro lado é a barroca Capela St. Carolus Boromeus, ainda mais impressionante, fundada por Stanisław Lubomirski em 1640. Cardeal Karol Wojtyla, futuro papa, tinha reverência especial para esta capela como St. Carolus Boromeus era seu santo padroeiro. Um mosaico de 25.000 peças retratando o papa João Paulo II foi revelado ao lado da igreja no 650º aniversário da consagração do templo.

Share:

 

0 comments

    Please enter between 0 and 2000 characters.

     

    Corrections

    No corrections have been written yet. Please write a correction!

    Write a correction

    Please enter between 25 and 8000 characters.

     

    More notebook entries written in Portuguese

    Show More