kamenko
MÁGICA DA NOITE É noite, e o calor do verão já passou. Toda a rua animou, como um paciente depois de uma doença grave. Abaixo da minha janela os senhores Carvalho e Rodrigues já começaram a sua disputa usual sobre o lugar de estacionamento. Algumas crianças estão a correr pela rua de bicicletas, a causar altos protestos dos senhores, que estão sentados na esplanada do café Gato Preto. O senhor advogado Lima deu um passeio com o seu cão e polidamente está a saudar as senhoras respeitadas do nosso bairro, levantado o seu chapéu. (Tem um sorriso especial pela viúva Fonseca, a florista no fim da nossa rua). O céu agora está vermelho. Parece que o vento vai soprar amanhã. Então, senhor Lima terá que manter um olho no seu chapéu no próximo dia, para não se tornar ridículo em frente das senhoras.
Apr 14, 2014 11:26 AM
Corrections · 4

Eu achei que está muito bom :-) Estou mais a fazer sugestões do que correções em si.

 

MÁGICA DA NOITE (Ou Magia da Noite, como a Sophia sugeriu)

É noite, e o calor do verão já passou. Toda a rua se animou, como um paciente depois de uma doença grave. Abaixo da minha janela, os senhores Carvalho e Rodrigues já começaram a sua disputa usual sobre o lugar (*) de estacionamento. Algumas crianças estão a correr pela rua de bicicletas (**), a causar altos protestos dos senhores, que estão sentados na esplanada do café Gato Preto. O senhor advogado Lima deu um passeio com o seu cão, e polidamente educadamente está a saudar saudando as senhoras respeitadas do nosso bairro, levantado o seu chapéu (***). (Tem um sorriso especial pela viúva Fonseca, a florista no fim da nossa rua). O céu agora está vermelho. Parece que o vento vai soprará (****) amanhã. Então, o senhor Lima terá que manter um olho no seu chapéu no próximo dia, para não se tornar prestar ao (*****) ridículo em frente das senhoras.

 

(*) talvez "o lugar no estacionamento" ou "a vaga de/no estacionamento".

(**) "a correr de bicicleta pelas ruas", "a correr pela rua, de bicicleta" ou "a correr pelas ruas, de bicicleta". Não me recordo se cabe uma vírgula aqui, mas acho que a frase ficaria melhor reescrita.

(***) aqui há muitas possíveis combinações, mas elas dependem de qual era o tempo verbal pretendido para a primeira oração.

(****) no Brasil, as pessoas (eu inclusive) têm o hábito de usar "vai soprar" ao invés de "soprará", mas é um vício da linguagem falada (em Portugal, eu não sei). Na forma escrita, soa estranho, em minha opinião. 

(*****) usamos as expressões "fazer de ridículo", "passar ridículo" ou "passar por ridículo" e mais um monte de outras variações, mas não me recordo se e quais são expressões coloquiais e quais são cultas. 

 

Lembrando que eu não sou professor. Só estou tentando ajudar :-)

April 15, 2014
Muito obrigado pela ajuda Sofia! Kamenko
April 15, 2014
A magia da noite *
April 15, 2014
Want to progress faster?
Join this learning community and try out free exercises!