kamenko
DOCES & DOCES Quando os Oliveiras começaram a fazer e vender os seus famosos doces, ninguém conseguiam dizer, mesmo os mais velhos da cidade. Até a senhora Fonseca, que sabia todo sobre todos, não tinha qualquer informação sobre essa história doce. Mas deixemos a história, que nunca é confiável e vamos para o templo da arte de confeitaria, a pastelaria Joaninha, onde os Oliveiras por gerações ensinam o segredo da sua habilidade de pai para filho. Arroz Doce, Pasteis de Natas, Bolo de Berlim, Salame de Chocolate, ou Doce de Maracujá eram uma verdadeira festa para os olhos e o paladar, para todos os que decidiram parar na pastelaria dos Oliveiras. O orgulho da pâtisserie eram artisticamente embalados Bem-Casados, que garantiam a plena felicidade para os recém-casados. No entanto, o mais lindo doce da pastelaria era, para mim, a Clara Oliveira com a sua bata branca, as faíscas nos olhos e o sorriso perolado, que fazia as bonitas covinhas nas suas bochechas.
Oct 2, 2014 9:58 AM
Corrections · 6
1

DOCES & DOCES

Quando os Oliveiras começaram a fazer e vender os seus famosos doces, ninguém conseguiam sabia o que dizer, até mesmo os mais velhos da cidade. Até A senhora Fonseca, por exemplo, que sabia tudo sobre todos, não tinha qualquer informação sobre essa história doce. Mas deixemos a história de lado, que nunca nem sempre é confiável, e vamos para o templo da arte da confeitaria: a pastelaria Joaninha, onde os Oliveiras por gerações ensinam passam os segredos de suas habilidades de pai para filho. Arroz Doce, Pastéis de Nata, Bolo de Berlim, Salame de Chocolate ou e Doce de Maracujá. Era uma verdadeira festa para os nossos olhos e o paladar, bem como para todos os aqueles que decidiam parar na pastelaria dos Oliveiras. Os orgulhos da pâtisserie eram artísticamente <em>(artesanalmente)</em> embalados, igual aos Bem-Casados, que garantiam a plena felicidade para os recém-casados. No entanto, o mais lindo doce da pastelaria era, para mim, a Clara Oliveira, com a sua bata branca, as faíscas nos olhos e o sorriso perolado, e que fazia formava aquelas bonitas belas covinhas nas suas bochechas.

October 6, 2014
1

DOCES & DOCES

Quando os Oliveiras começaram a fazer e vender os seus famosos doces, ninguém conseguiam dizer algo a respeito, nem mesmo os mais velhos da cidade - até a senhora Fonseca que sabia tudo sobre todos, não tinha qualquer informação sobre essa doce história*. Mas deixemos a história, que nunca é confiável e vamos para o templo da arte de confeitaria: a pastelaria Joaninha, onde os Oliveiras por gerações ensinam o segredo da sua habilidade de pai para filho.

Arroz Doce, Pasteis* de Natas, Bolo de Berlim, Salame de Chocolate, ou Doce de Maracujá eram uma verdadeira festa para os olhos e o paladar de todos os que decidiram parar na pastelaria dos Oliveiras. O orgulho da pâtisserie (patisseria)* eram os Bem-Casados artisticamente embalados, que garantiam a plena felicidade para os recém-casados. No entanto, o mais lindo doce da pastelaria era para mim, a Clara Oliveira com a sua bata branca, as faíscas (o brilho) nos olhos e o sorriso perolado que fazia as bonitas covinhas nas suas bochechas.

 

* doce história X história doce X história dos doces. "Doce história" fica melhor que "história doce", mais elegante. Se você quiser apenas dizer "história dos doces" também pode. Depende muito do sentido e tom que você quer dar o texto.

* pâtisserie é a escrita francesa. Temos a versão "patisseria" no português, que também pode ser usada.

* faísca X brilho. Não sei se no português de Portugal "faísca" é uma palavra correntemente usada, mas "brilho" poderia se encaixar melhor. Depende também do sentido - e da licença poética :)

Observação: Fiz algumas correções principalmente no que diz respeito a pontuação. Vírgulas, pontos, etc. Você pode analisar com cuidado e tentar sentir a diferença. Prefiro não explicar a fundo pois acabaria me extendendo.

 

Parabéns pelo texto, muito bonito! :)

October 2, 2014

DOCES & DOCES

Quando os Oliveiras começaram a fazer e vender os seus famosos doces, ninguém conseguia dizer, mesmo os mais velhos da cidade. Até a senhora Fonseca, que sabia tudo sobre todos, não tinha qualquer informação sobre essa história doce. Mas deixemos a história, que nunca é confiável, e vamos para o templo da arte de confeitaria, a pastelaria Joaninha, onde os Oliveiras por gerações ensinam o segredo da sua habilidade de pai para filho. Arroz Doce, Pastéis de Natas, Bolo de Berlim, Salame de Chocolate, e[1] Doce de Maracujá eram uma verdadeira festa para os olhos e o paladar, para todos os que decidiram parar na pastelaria dos Oliveiras. O orgulho da pâtisserie eram os artisticamente embalados Bem-Casados, que garantiam a plena felicidade para os recém-casados. No entanto, o mais lindo doce da pastelaria era, para mim, a Clara Oliveira com a sua bata branca, as faíscas nos olhos e o sorriso perolado, que fazia as bonitas covinhas nas suas bochechas.

--------
[1] Sugeri coloar "e" pois acredito que todos eram uma verdadeira festa :-)

October 2, 2014

DOCES & DOCES

Quando os Oliveiras começaram a fazer e vender os seus famosos doces, ninguém conseguiam dizer, até mesmo os mais velhos da cidade. Até a senhora Fonseca, que sabia tudo sobre todos, não tinha qualquer informação sobre essa história doce.

Mas deixemos a história, que nunca é confiável, e vamos para o templo da arte de confeitaria, a pastelaria Joaninha, onde os Oliveiras por gerações ensinam o segredo da sua habilidade de pai para filho. Arroz doce, pastéis de natas, bolo de Berlim, salame de chocolate, ou doce de maracujá: eram uma verdadeira festa para os olhos e o paladar, para todos os que decidiram parar na pastelaria dos Oliveiras.

O orgulho da pâtisserie era os bem-casados artisticamente embalados, que garantiam a plena felicidade para os recém-casados. No entanto, o mais lindo doce da pastelaria era, para mim, a Clara Oliveira, com a sua bata branca, as faíscas nos olhos e o sorriso perolado, que formava as bonitas covinhas nas suas bochechas.

 

Erros gramaticais graves

Erros gramaticas intermediários

Correções leves

Sugestões


Ótimo texto, com um belo tema :)

Parabéns, continue aprendendo

 

 

October 2, 2014
Want to progress faster?
Join this learning community and try out free exercises!