kamenko
INTELIGÊNCIA É conhecido que ninguém pode avaliar com precisão o seu nível de inteligência, devido ao seu imenso amor por si mesmo. Todos nós pensamos em que somos muito inteligentes, quase geniais. (Portanto nunca ouvi alguém a queixar-se a Deus da falta do seu senso). Reconhecemos que temos pernas tortas, ou nariz arrebitado, mas que somos estúpidos, nunca. Não existe um espelho mágico em que podemos ver o que temos na nossa cabeça. No entanto, apesar de tudo que foi aqui escrito, eu quase estou certo que há algo errado com a minha inteligência. Talvez eu seja uma espécie de idiota. Porquê? Estou a tentar há mais de quatro anos aprender Português aqui na internet. Depois de um grande esforço ainda cometo erros, fico banhado com suar a tentar resolver alguns gebras-cabeças da gramática portuguesa e quase incompreensível gaguejo em Português. Ontem li aqui a anotação de uma garota que, somente depois de três meses do estudo, escreveu que já pensava e sonhava em Português. E todo o texto foi escrito como que ela era uma parente próxima do grande Pessoa. Então, eu deve ser um idiota ou aquele Alzheimer já está a bater na minha porta.
Mar 3, 2015 3:48 PM
Corrections · 4
1

INTELIGÊNCIA

É conhecido que ninguém pode avaliar com precisão o seu nível de inteligência, devido ao seu imenso amor por si mesmo. Todos nós pensamos em que somos muito inteligentes, quase geniais. (Portanto, nunca ouvi alguém a queixar-se a Deus da falta do seu senso). Reconhecemos que temos pernas tortas, ou nariz arrebitado, mas que somos estúpidos, nunca. Não existe um espelho mágico em que podemos ver o que temos na nossa cabeça. No entanto, apesar de tudo que foi aqui escrito, eu quase estou certo que há algo errado com a minha inteligência. Talvez eu seja uma espécie de idiota. Por quê? Porquê? Estou a tentar há mais de quatro anos aprender Português aqui na internet. Depois de um grande esforço, ainda cometo erros, e fico banhado de suor (suor=substantivo; suar=verbo) com suar a tentar resolver alguns quebragebras-cabeças da gramática portuguesa e o quase incompreensível gaguejo em português¹. Ontem li aqui a anotação de uma garota que, somente depois de três meses do estudo, escreveu que já pensava e sonhava em português. E todo o texto foi escrito como se ela fosse que ela era uma parente próxima da (concorda com Pessoa, embora eu não tenha entendido o sentido da frase) do grande Pessoa. Então, eu devo (eu devo, tu deves, ele deve) deve ser um idiota ou aquele Alzheimer já está a bater na minha porta.

 

<em>¹Se estiver querendo dizer que você gagueja em vez de dizer que você não entende o gaguejo comum no português (foi a minha interpretação da sua frase), é melhor escrever:</em>

<em>Depois de um grande esforço ainda cometo erros, fico banhado de suor a tentar resolver alguns quebra-cabeças da gramática portuguesa e quase gaguejo incompreensivelmente em português. </em>

 

<em>Não desanime, o português é extremamente difícil até mesmo para os nativos. Seu português é ótimo, parabéns!</em>

March 3, 2015
1

INTELIGÊNCIA

É conhecido que ninguém pode avaliar com precisão o seu nível de inteligência, devido ao seu imenso amor por si mesmo. Todos nós pensamos em que somos muito inteligentes, quase geniais. (Portanto, nunca ouvi alguém a queixar-se a Deus da falta do seu senso). Reconhecemos que temos pernas tortas, ou nariz arrebitado, mas que somos estúpidos, nunca. Não existe um espelho mágico em que podemos ver o que temos na nossa cabeça. No entanto, apesar de tudo que foi aqui escrito, eu quase estou certo que há algo errado com a minha inteligência. Talvez eu seja uma espécie de idiota. Por quê? Estou a tentar há mais de quatro anos aprender Português aqui na internet. Depois de um grande esforço ainda cometo erros, fico banhado de suor ao tentar resolver alguns quebras-cabeças da gramática portuguesa, é quase incompreensível o gaguejo Português. Ontem li aqui a anotação de uma garota que, somente depois de três meses do estudo, escreveu que já pensava e sonhava em Português. E todo o texto foi escrito como que se ela era fosse uma parente próxima do grande Pessoa. Então, eu devo ser um idiota ou aquele Alzheimer já está a bater na minha porta.

 

---

Olá, Kamenko! Bem... talvez a língua materna dela tenha alguma semelhança etimológica com o Português. Se ela já possui a lexia próximo ao nível do grande Pessoa, é sinal de que você poderá chegar ao nível não apenas do grande Pessoa, mas também do grande Cegalla, do grande Quintana, Lobato e tantos outros.

 

Em minha humilde opinião, se você começar a "brincar" (estudar) os morfemas da língua portuguesa, você ficará cada vez mais ávido para conhecer as mais de 380.000 palavras da língua. Sobre "pensar em Português", acredito que sintaxe e tudo relacionado à regência que for surgindo te ajudará a internalizar a língua.

 

Boa sorte!

March 4, 2015
Nunca poderia partilhar da sua opinião ao ler os textos que aqui tem escrito. Pudera muita gente aqui em Portugal escrever com o mesmo nível com que você já escreve! Erros admitir-se-ão sempre: sinta-se à vontade para explorar a gramática, e (ab)usar dela. Aprende-se muito mais quando se cometem erros propositados. Orgulhe-se já de se expor como se expõe aqui no seus textos, que são uma delícia de serem lidos. E continue com o estilo de escrita que é seu - isso é mais valioso que qualquer precisão gramatical absoluta. As pequenas observações que se poderiam fazer ao seu texto são apenas subtilezas de menor importância que nenhum demérito lhe trazem. Subscrevo do que o Cláudio Henrique disse abaixo: a tal menina pode ter como língua nativa alguma que seja etimologicamente próxima ao português ou outras vantagens em relação a si que, embora relevantes para ela, retirem o utilidade de qualquer comparação que possa fazer entre a sua aprendizagem e a dela. Isto porque o seu esforço, kamenko, vale sempre por si mesmo.
March 9, 2015
Want to progress faster?
Join this learning community and try out free exercises!