kamenko
OS ADULTOS SÃO TERRÍVEIS Agora estou absolutamente certo que todos os adultos são terríveis. O jantar de ontem, onde comemoramos o aniversário da nossa avó Dulce, convenceu-me, mais uma vez, neste facto triste. Queria beber uma Coca-Cola. O meu pai reagiu imediatamente, ao beber a sua cerveja: “Não, absolutamente não podes tomar as bebidas gasosas. Elas são insalubres e podem fazer mal para o teu fígado “. Então, bebi uma água natural. Para o jantar queria pedir uma piza. “Não, não é uma opção! Já tudo o mundo sabe come é nociva essa comida italiana à saúde, ” disse a minha mãe em tom de censura. “ Deves comer verduras, qua são muito saudáveis.” Proclamou a nossa avó. Então, pediram-me espinafre com os dois ovos estrelados. Depois do jantar queria pedir um gelado de baunilha com o molho de chocolate. O meu pai reagiu mais uma vez: “Gelado!? O que acontece contigo. Já te esqueceste de que tens as amígdalas fracas? Queres ficar alguns dias na cama?” Finalmente preguntei a minha querida família se poderia respirar o ar no restaurante sem risco para a saúde. Ninguém me respondeu.
Jul 2, 2015 8:13 AM
Corrections · 3
2

OS ADULTOS SÃO TERRÍVEIS

Agora estou absolutamente certo que todos os adultos são terríveis. O jantar de ontem, onde comemorámos o aniversário da nossa avó Dulce, convenceu-me, mais uma vez, deste facto triste facto.
Queria beber uma Coca-Cola. O meu pai reagiu imediatamente, ao beber enquanto bebia a sua cerveja: “Não, absolutamente não podes tomar as bebidas gasosas. Elas são insalubres e podem fazer mal para ao teu fígado “. Então, bebi uma água natural.
Para o jantar, queria pedir uma piza. “Não, não é uma opção! Já todo o mundo sabe como é nociva essa comida italiana à para a saúde!, disse a minha mãe em tom de censura. “ Deves comer verduras, que são muito saudáveis.”, proclamou a nossa avó. Então, pediram-me  pediram para mim espinafres com os dois ovos estrelados.
Depois do jantar queria pedir um gelado de baunilha com o molho de chocolate. O meu pai reagiu mais uma vez: “Gelado!? O que acontece se passa contigo? Já te esqueceste de que tens as amígdalas fracas? Queres ficar alguns dias na cama?”
Finalmente, perguntei à minha querida família se poderia respirar o ar no restaurante sem risco para a saúde. Ninguém me respondeu.

 

----Notas----

Vermelho = Errado

Amarelo = Não está necessariamente errado, mas podia ser melhor escrito ou estilisticamente melhorado para se adequar ao teu nível

Verde = Corecção

 

A maioria das correcções são estilísticas para tornar o teu texto mais natural, visto que, no geral, está bem escrito.

 

1. O uso de adjectivos antes de substantivos em Português resulta numa mensagem mais metafórica e o adjectivo ganha normalmente um sentido mais amplo. O que tinha sido previamente descrito no primeiro parágrafo não é algo exclusivamente triste, mas sim incomodativo e, no geral, negativo, portanto a inversão substantivo-adjectivo é sugerida.

 

2. O uso de "ao beber" sugere que imediatamente a seguir acontecerá algo, mas na tua descrição nada se passou, i.e., não foi usado qualquer verbo. Se quiseres indicar que o "reagir" e o acto de "beber" são simultâneos, é aconselhado o uso de "enquanto".

 

3. Água não é um substantivo contável, portanto não podes usar "uma". Coloquialmente, podes dizer "Beber uma água", mas subentende-se que o que dizes é "Beber uma [garrafa de] água". "Beber uma água natural", todavia, soa pouco natural.

 

4. Eles não te pediram espinafres, porque não eras tu o empregado de mesa; pediram para ti! Se quiseres manter o teu texto coloquial, podes manter a tua opção. Não é incomum dizer "Pede-me uma cerveja" quando o que se quer dizer é "Pede uma cerveja para mim".

July 2, 2015

OS ADULTOS SÃO TERRÍVEIS

Agora estou absolutamente convencido de que todos os adultos são terríveis. No jantar de ontem, quando* comemoramos o aniversário da nossa avó Dulce, convenci-me, mais uma vez deste facto triste.
Queria beber uma Coca-Cola. O meu pai reagiu imediatamente, enquanto bebia <em>a</em> sua cerveja: “Não, absolutamente não podes tomar <em>as bebidas gasosas**</em>. Elas são insalubres e podem fazer mal <em>para***</em>/ao teu fígado “. Então, bebi<em> uma****</em> água natural. (<em>isso porque ele bebia cerveja!</em>)
Para o jantar,***** eu queria pedir uma piza. “Não, não é uma opção! Todo mundo já sabe como <em>essa comida italiana é nociva à saúde******</em>, ” disse a minha mãe em tom de censura. “ Deves comer verduras, que são muito saudáveis.” Proclamou a nossa avó. Então, pediram-me espinafre para mim com os dois ovos estrelados.
Depois do jantar, eu queria pedir um gelado de baunilha com o molho de chocolate. O meu pai reagiu mais uma vez: “Gelado!? O que acontece<em>u</em> contigo? Já te esqueceste de que tens as amígdalas fracas? Queres ficar alguns dias na cama?”
Finalmente, perguntei à minha querida família se <em>eu</em> poderia respirar o ar do restaurante sem riscos à minha saúde. Ninguém me respondeu.

 

<em>*"Onde" é usado apenas para referências a lugares físicos;</em>

<em>**"para teu fígado" pode ser usado coloquialmente;</em>

<em>***No Brasil, pelo menos, falamos "bebidas com gás";</em>

<em>**** "Uma água" pode ser usado informalmente;</em>

<em>***** Vírgula, pois "para o jantar" é advérbio e está no início da frase, e não depois do verbo ao qual faz referência;</em>

<em>******Nesta ordem, a frase soa mais correta e fluente.</em>

July 3, 2015
Olá, Kamenko... alguns adultos realmente são mais críticos que outros.
July 2, 2015
Want to progress faster?
Join this learning community and try out free exercises!