Ameer
As zonas bilíngües Oi! Hoje quero fazer uma pergunta para aos brasileiros. Eu quero saber si no Brasil há zonas onde as pessoas falam mais que uma língua; é dizer uma língua que não é português mas é uma língua nativa também. O pergunto isto porque sou estudante da lingüística espanhola e sei que existem zonas nos países hispanoparlantes onde há bilingüismo. Por exemplo, no Peru há muitas pessoas quem falam a língua quechua e no Paraguay a língua guarani é outra língua oficial. Existe algo assim no Brasil? Imagino que há línguas indígenas nas zonas amazônicas, como nos outros países da América do Sul. Também sei que há zonas nas fronteiras onde algumas pessoas falam "portuñol", uma mistura entre o espanhol e o português. Para mim tudo isto é muito interessante!
Jul 29, 2015 12:19 AM
Corrections · 7

As zonas bilíngües

Oi! Hoje quero fazer uma pergunta para aos brasileiros. Eu quero saber si se no Brasil há zonas/regiões onde as pessoas falam mais que uma língua; é dizer e uma língua que não é seja português mas é que seja uma língua nativa também. O Pergunto isto porque sou estudante da de lingüística espanhola e sei que existem zonas/regiões nos países hispanoparlantes onde há bilingüismo. Por exemplo, no Peru há muitas pessoas quem falam a língua quechua e no Paraguay a língua guarani é outra língua oficial. Existe algo assim no Brasil? Imagino que há línguas indígenas nas zonas/regiões amazônicas, como nos outros países da América do Sul. Também sei que há nas zonas nas de fronteiras onde algumas pessoas falam "portuñol", uma mistura entre o espanhol e o português. Para mim tudo isto é muito interessante!

 

 

Legendas:

errado | correto | suas palavras/minha sugestão

July 29, 2015
os indios geralmente falam dois idiomas, alguns lugares do sul do Brasil falam linguas ou dialetos europeus - como dialeto pomerano (Alemanha)na região da cidade de Pomerode, dialeto veneto (Italia) em algumas cidades fundadas por italianos, em Primavera do Leste tem uma comunidade que só fala em Russo e a escola só ensina as matérias em russo. Tem o dialeto talian que é uma mistura de português com veneto, foi considerada com lingua co-oficial em algumas cidades foi considerado patrimonio nacional recentemente .
July 29, 2015
Sim, sua suposição está totalmente correta. O bilinguismo no Brasil ocorre nas seguintes situações: - Áreas indígenas. Infelizmente, a maioria das línguas indígenas está se sendo "esmagada" pelo Português. As línguas indígenas são apenas línguas faladas. Houve alguns trabalhos de antropólogos brasileiros documentar em literatura essas línguas, mas nem mesmo nas tribos indígenas há um estudo regular e formal. Há muitos índios que falam apenas o Português. - Áreas fronteiriças: Sim, bilinguismo é muito forte nessas áreas. E nem se trata apenas do Portunhol, há muitos casos de bilinguismo. Muitas vezes, a língua falada em casa é uma e a língua de estudo é outra. - Comunidade de imigrantes: a cidade de São Paulo recebe muitos imigrantes que preservam a língua de origem em família: italiano, chinês e japonês são as principais. - Cidades do Sul do País com forte imigração (principalmente alemã e italiana) que preservam o idioma. Há comunidades Rurais em Santa Catarina, inclusive, onde os mais velhos, que não frequentaram escolas brasileiras, comunicam-se praticamente apenas em alemão e tem muitas dificuldades de falar o Português.
July 29, 2015
Sim, até porque devido a extensão do país há lugares com seu próprio dialeto, mas no geral o Português Brasileiro é suficiente pra você falar em qualquer canto daqui.
July 29, 2015
Muito obrigado, Marcela! É muito interessante! Vou buscar mais informação sobre esta zona do Brasil!
July 29, 2015
Show more
Want to progress faster?
Join this learning community and try out free exercises!