arnaudzalete
qual é a diferença entre por e para? o q seria correto: fazer uma coisa por vc ou para vc?
Sep 12, 2012 11:43 AM
Answers · 5
2
Preposições são uma dor de cabeça. Não tem como te explicarmos a diferença porque dependendo do contexto o significado muda. O que posso te dizer é que "fazer por você" dá a ideia de que tu estás fazendo algo no lugar de outra pessoa enquanto "fazer para você" dá uma ideia mais geral, como alguém te pedindo para fazer algo, então tu fazes por isso. Ex: Vou fazer compras para você. = I will go shopping and I will buy you some stuff. You may or may not have asked me to buy anything but I will. Vou fazer compras por você. = I will go shopping in your place. You are supposed to go but since you won't or can't I will.
September 12, 2012
1
Sua pergunta é dificil de responder mas tentarei responder. Mas você pode usar "por você" e "para você" não tem muita diferença é basicamente a mesma coisa.
September 12, 2012
Eu li as respostas abaixo e fiquei meio perplexo pois as pessoas disseram que é amesma coisa (Ou quase a mesma coisa). Mas não é! É bem diferente. Nesse caso o "Por" é uma preposição que é usado para fazer algo no lugar de alguém ou um favor. Ex: Imagine que alguém tem uma tarefa a fazer. E ela é a responsável por executar essa tarefa. Mas ela chega a vc e diz "Eu sei que eu sou quem tem que fazer isso, mas será que você por me ajudar?" Aí você pensa e diz "Está bem eu faço isso por você". Ou seja, você faz no lugar dela. Quase sempre é por consideração a essa pessoa ou situação. Ex: "Eu faço isso por um mundo melhor". Ou seja, em prol ao mundo. Tem intenção entende? Já o "Para" é apenas a preposição para indicar a quem algo ou alguma coisa é feita "Eu levo o livro para você" Agora, "Eu levo o livro por você" indica que aquela pessoa deveria levar o livro ou em prol da pessoa. Então, expressam intenções muito distintas!
February 22, 2019
As duas podem ser corretas, mas são coisas diferentes... Quando usa"por voce" , está dizendo que a pessoa é o motivo ... (Faço isso por você) Já no "para você" é mais direto, Ex: estou trazendo comida para você... não sei se era essa sua dúvida... Qualquer coisa te ajudo, abraço
May 29, 2016
Depende do que você quer dizer ou da frase. Eu irei fazer isso por você Eu irei fazer isso para você Basicamente não há diferença porém na frase abaixo: Para que você aprenda português é preciso dedicação Por que você aprenda português é preciso dedicação. A segunda frase está errada. É um pouco difícil explicar, te aconselho a ver exemplos.
September 17, 2012
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!