Site Feedback

Resolved questions
Dá sua opinião!Vol.1 '' Reforma Ortográfica"

'' Reforma Ortográfica"
Recentemente li que vai se reformar ortografia da língua portuguesa.
Eu acho bom unificar a ortografia entre os países que falam português.
No entanto , para mim , dá trabalho pois eu sou estrangeiro.
Bom. Queria saber qual é a sua opinião quanto à reforma ortográfica.
O que se acha dela?E diga o porquê da sua opinião, por favor.


Você é contra ou a favor da reforma ortográfica?

For learning: Portuguese
Base language: Japanese
Category: WK087

Share:

0 comments

    Please enter between 2 and 2000 characters.

     

    Answers

    Sort by:

    Best Answer - Chosen by the Asker
    Se a língua é a identidade de um povo, muda-la seria desrespeitar a cultura e criar mais um novo problemas socio educacional.
    Eu sou portuguesa e acho mal. Eu não vou mudar a maneira de escrever. Até porque a maioria das alterações vão fazer palavras de Portugal passarem a ser escritas como no Brazil. Por exemplo em português escrevemos "facto", no Brazil "fato", mas "fato" é um tipo de roupa em português de Portugal, para mim não faz sentido. E sei que muitos portugueses estão contra o acordo ortográfico.
    Pra falar a verdade, não gostei. Pode facilitar até para o estrangeiro, mas para as línguas envolvidas acho que é complicado. Temos nossas características, particularidades... Exemplo: País (estado) e pais. Ambos serão escritos da mesma forma, ou seja, pais... como diferenciar? Sinceramente, acho díficil me acostumar e acho que é geral...

    Acho sinceramente que não irá simplificar a língua, e sim acabar criando novas exceções. Acho que o jeito que está ficaria melhor. E não ajudaria os estrangeiros a reforma. Já que se pensarmos da forma seguinte: "lingüiça" tem som diferente de enguiçar. Mas lingüiça irá perder o trema, ou seja, para o estrangeiro ficará complicado, já que não haverá diferenciação nas palavras.

    na realidade acho que pros estrangeiros que estão aprendendo português é mais fácil, pois é só atualizar conhecimentos recem adquiridos. Imagine para nós que aprendemos e temos o costume de escrever a vida toda... Para nos atualizarmos e eliminarmos os vícios de linguagem será bastante complicado. Sou contra, pois o português de portugal é muito diferente, inclusive na forma de falar e dar ênfase às palavras, logo, devem ser escritas de forma diferente.

    Existem algumas diferenças entre o Português do Brasil e o Português de Portugal. Pronunciamos as palavras de maneira diferente e escrevem-se de maneira diferente. Na minha opiniao nao vejo necessidade de unificar a lingua. Nos EUA escrevem as palavras de forma diferente de Reino Unido. O mesmo acontece entre o Allemaao de Suiça e de Alemanha.
    Como portuguesa nao acho graça nenhuma que se queira mudar a forma de escrever dos portugueses só porque a mayoria dos brasileiros decidiram escrever de outra maneira ao longo dos anos. As linguas evoluem ao longo dos anos. Para quem aprende, deve decidir que pronúncia quer adoptar. Quanto a mim continuarei a falar e a escrever como sempre, independentemente de acordo autográfico ou nao.
    Na minha opiniao, deve haver interesses de Editoras por detrás e isso significa: dinheiro. Neste momento o que acontece é que para ser publicados em Portugal, livros de Paulo Coelho por exemplo, sao escritos com a ortografia vigente em Portugal. Se issso nao acontecesse pois provavelmente nao compraria os livros porque nao me sinto cómoda. Prefiro lê-los na lingua original (se a conheço) a ler português do Brasil. Nao me sinto cómoda. Em africa também se fala de manera diferente.Pois acho que se deveria respeitar as diferenças e permitir várias ortografias para as palavras que sejam diferentes e assinalá-las nos diccionários. A riqueza está na diversidade.
    Aqui em Portugal vai ser entregue, ao Presidente da República, um manifesto contra o Acordo Ortográfico. O qual começou por ser iniciativa de 19 personalidades da cultura, política e economia, e é agora subscrito por cerca de 45000 pessoas.

    Estou percebendo que muitos portugueses tem são contra a reforma ortografica pois ficaria mais parecida com o portugues falado no Brasil, mas para nós brasileiros muita coisa muda, principalmente na forma escrita. Claro que há interesses de várias partes que haja uma unificação, não só pensando na economia, mas também na universalidade da lingua. Eu a principio sou contra, mas se isto fizer com que mais pessoas ao redor do mundo queiram aprender português sou a favor.

    Submit your answer


    Please enter between 2 and 2000 characters.

    If you copy this answer from another italki answer page, please state the URL of where you got your answer from.