Site Feedback

Resolved questions
Tive, Tenho Tido, ou Tinha?

 

Sempre me confunde o uso do condicional em portugês, por exemplo é correcto dizer?:



Tive a oportunidade de estudar francês em França

ou

Tenho tido a oportunidade de estudar francês em França

ou

Tinha a oportunidade de estudar francês em França

For learning: Portuguese
Base language: Portuguese
Category: Culture

Share:

0 comments

    Please enter between 2 and 2000 characters.

     

    Answers

    Sort by:

    Best Answer - Chosen by Voting
    Sempre me perguntei o que é esse condicional :X , mas vamos lá , as frases estão certas , exceto alguns erros ortográficos , mas analisar cada uma :
    Tive a oportunidade de estudar francês na França = nessa frase dá a ideia de que você TEVE a oportunidade de estudar mas não estudou ou não completou o ensino lá . É uma ação incompleta .
    Tenho tido a oportunidade de estudar francês na França = já essa frase , nos remete a ideia de que você vem recebido várias oportunidades para estudar e ainda não terminou . Exemplo '' Eu tenho lido livros durante toda minha vida '' , ainda leio e vou ler até o resto da minha vida .
    Tinha a oportunidade de estudar francês na França = Esse acho o mais fácil , é algo que já foi concluído , você já teve a chance de estudar lá mas não aceitou ou já estudou e acabou .

    Todas estão certas, descontando os erros de ortografia, mas são usadas com sentidos diferentes.
    "Tive a oportunidade de estudar francês na França", está no pretérito imperfeito, que expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado. Se o fato tivesse sido concluído seria "estudei francês na França."
    "Tenho tido a oportunidade de estudar francês em França" está no pretérito perfeito (composto) que expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual. Essa frase nos leva a crer que ou o fato não terminou, ou está se repetindo.
    "Tinha a oportunidade de estudar francês em França" está no pretérito perfeito (simples) que indica um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Significa que essa ação está realmente no passado, que ela já está encerrada. O que eu tenho a lhe dizer é pra treinar bastante, a gente não sabe explicar exatamente pra que cada tempo verbal serve, mas sabemos usá-los muito bem e isso só vem com a prática.

    Submit your answer


    Please enter between 2 and 2000 characters.

    If you copy this answer from another italki answer page, please state the URL of where you got your answer from.

     

    More open questions for learning Portuguese