Site Feedback

Resolved questions
O que significa (cor de) luxe?

"As vibrações coloridas da televisão sem som faziam a sala tremer e flutuar, empalidecida pelo bordô mortiço da cor de luxe de um filme antigo qualquer."

Obg.

Additional Details:

ah, e "dique seco"? "Houve um silêncio curto e em seguida um dique seco e uma espécie de sopro. Deve ter acendido um cigarro, ele pensou."

For learning: Portuguese
Base language: Portuguese
Category: Language

Share:

0 comments

    Please enter between 2 and 2000 characters.

     

    Answers

    Sort by:

    Best Answer - Chosen by the Asker
    "de luxe" não é uma expressão em português. Provavelmente é francês, e o autor "importou" a expressão como um recurso literário. Em português seria "de luxo", um adjetivo que significa suntuoso, requintado, refinado.

    "dique" é uma construção usada para conter água (de rios, por exemplo). Nesse texto não faz sentido.
    Provavelmente a palavra é "clique" (click), o que faz sentido no texto, pois a pessoa acendeu um cigarro: "um clique seco (barulho do isqueiro) e uma espécie de sopro (tragando o cigarro recém aceso).
    Deve ter sido um erro de quem transcreveu o texto original, pois as letras "cl" podem parecer um "d", se estiverem muito juntas: clique / dique

    Fiz uma busca no Google que me levou ao verbo "luxar", que significa ostentar luxo. Enfim, no primeiro caso eu diria que luxe se refere àquela qualidade da fotografia dos filmes antigos, talvez num tom meio sépia. Não sei.

    Dique, segundo a wikipédia, "é uma obra de engenharia hidráulica com a finalidade de manter determinadas porções de terra secas". Talvez "dique seco" seja uma metáfora para a boca se fechando no cigarro logo antes de acendê-lo.
    Enfim, espero que tenha ajudado um pouco. Só por curiosidade, isso é de algum livro?

    Submit your answer


    Please enter between 2 and 2000 characters.

    If you copy this answer from another italki answer page, please state the URL of where you got your answer from.