[Deleted]
Qual é a diferença entre 'mas sim' e 'e sim' em introduzir uma ideia contrária? Se eu não me engano, as duas estruturas podem introduzir uma ideia contrária. Alguns autores parecem dar preferência a uma em vez de outra nas mesmas circunstâncias. É uma questão de estilo ou algo mais? A gramática on-line deu estes exemplos, mas não forneceu uma explicação em relação aos méritos de usar, uma em comparação com outra. - Ele não fez as tarefas de que foi incumbido, e sim as que ele quis. - Ele não fez as tarefas de que foi incumbido, mas sim as que ele quis. Seus comentários sábios são bem-vindos.
Jul 17, 2014 8:38 AM
Answers · 18
2
Bom, não há diferença. São formas diferentes de dizer a mesma coia. Porém, o correto é usar uma virgula (,) depois do mas. Ele não fez as tarefas de que foi incumbido, mas, sim as que ele quis.
July 17, 2014
Nesse exemplos as duas sentenças possuem o mesmo sentido. Porém "E" e "MAS" possuem valores diferentes. O "E" é utilizado para dar sentido de 'soma', 'acrescentar'. Como o exemplo: - João foi para a praia e para a piscina. Nesse caso você tem dois lugares e o E apresentou a função de soma. PRAIA + PISCINA. O "MAS" traz o sentido de ADVERSIDADE, ou seja, um sentido contrário na sentença. Por exemplo: - João gosta do Pedro, mas não gosta da Juliana. Você tem que prestar atenção no uso do MAS e do MAIS. Esse é um erro muito comum até para falantes da língua portuguesa. Talvez por essa imagem você consiga compreender melhor: http://portuguesemfoco.com/pf/wp-content/uploads/2013/04/524047_505648179498588_2096725898_n.jpg Espero ter ajudado! Abraço!
July 18, 2014
Obrigado Camila. Seus comentários são interessantes e acrescentam a meu entendimento do assunto.
July 18, 2014
Ambas traduzem a mesma idéias, ficando a seu critério a que lhe pareça melhor. As duas servem para imprimir valor aditivo, portanto o 'mas' equivale ao 'e'.
July 18, 2014
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!