Yangping
Community Tutor
Do uso de artigo Qual é a diferença das orações? Me confuso. Vi um exemplo de português. Amostro-o abaixo. Será exemplar e correto. 1 Tenho em conta a segurança do país de destino. Então se troca cada artigo, como troca o sentido? 2 Tenho em conta segurança de país de destino. 3 Tenho em conta a segurança de país do destino. 4 Tenho em conta da segurança do país do destino. Há diferença grande entre isto? E além disso se troca o titulo desta pergunta, de "Do uso de artigo" a " De uso de artigo", também se troca o sentido??
Aug 27, 2014 12:12 PM
Answers · 3
1
espero que minha explicação te deixe menos confuso: -a frase 2 está errada porque é necessário que o artigo A seja colocado entre "conta" e "segurança" -> tenho em conta a segurança do país de destino. -a mudança de DO para DE na frase 3 também gera erro, porque a palavra "país" é um substantivo masculino. se usa, por isso, o artigo O antes de "país". desse modo, unindo DE + O = DO, que é o certo a ser utilizado. -na frase 4 ocorre o mesmo erro da frase 2: após a expressão "ter em conta"(ou "levar em conta") deve-se utilizar A ou O. uma observação: nas frases 3 e 4 está escrito "DO destino". usar DO não impede que sua frase seja entendida!! mas nessas orações o mais correto seria utilizar o escrito na frase 1 ("DE destino"), porque o uso de DO no caso nos faz pensar não no destino de uma viagem, mas sim no destino de uma pessoa :) não existe, portanto, grande diferença. mas são detalhes importantes!! -trocar os artigos do título não muda o sentido da frase, ambas estão corretas. caso minha explicação gere alguma dúvida, ficarei feliz em te ajudar!! espero ter esclarecido alguma coisa.
August 28, 2014
Também me confundo com isso!!!
September 2, 2014
Sim, na verdade existe uma diferença enorme em qualquer troca de artigos. Na oração: 1) O sujeito tem consciência sobre a segurança do país que ele irá visitar. 2, 3 e 4 são orações que seriam consideradas incorretas pelo uso do artigo errado e em lugar errado. Elas não fariam muito sentido, ficariam confusas. Espero ter ajudado. :)
August 27, 2014
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!