Alberto Paredes
quando devo usar artigo + pronome (o meu, a minha,.....)? Oi, minha duvida é quando eu preciso usar artigos com o pronome possessivo, eu sempre estou confuso com esto. Por exemplo: a minha casa (minha casa), o meu pai (meu pai), etc. Obrigado pelas respostas :D
Sep 29, 2014 4:37 PM
Answers · 6
4
No seu caso, você pode usar o artigo ou não usar o artigo. As duas formas estão corretas, pois quando o pronome possessivo acompanha o substantivo, o uso do artigo é facultativo. Então, os seus exemplos estão corretos: - a minha casa / minha casa - o meu pai / meu pai LEMBRETE: Se, porém, o pronome possessivo não acompanhar substantivo, o artigo será obrigatório. Exemplo: "Não gosto da irmã dele, e sim da sua."
September 30, 2014
2
Em português europeu (Portugal) usamos sempre o artigo com os determinantes possessivos: "a minha casa", "o meu livro". No caso dos pronomes possessivos, há situações em que o artigo pode vir ou não expresso, por exemplo: "Nós temos um dicionário; é nosso." "Eu tenho um dicionário; é meu" "Estão aqui vários dicionários, mas eu sei que este é o meu, tem o meu nome"
September 30, 2014
2
Não sou professor de português, portanto, minha resposta é baseada na forma como falamos no cotidiano, aqui no Brasil. Para mim, não faz diferença usar com artigo ou sem artigo. Acredito que o uso do artigo seja a forma correta quando você for escrever uma redação mas na língua falada, tanto faz. Escrita :Este é o meu carro Cotidiano: Este é meu carro. Escrita: Você falou com A SUA mãe hoje pela manhã? Cotidiano: Você falou com SUA mãe hoje pela manhã? Algum professor de português por aí para sanar definitivamente essa dúvida?
September 29, 2014
Olá. Por exemplo: O meu caderno está ali; A minha bolsa é nova; O meu lápis é grande; Veja: "O" e "A," antes de "meu" e "minha," são artigos definidos. Entretanto,na linguagem coloquial, muitas pessoas falam assim: "Minha casa é pequena;" "Meu carro é importado," e etc. Se precisar de mais explicações, pergunte.
September 29, 2014
O Marlon respondeu bem. Nesses casos não vejo diferença em usar e não usar.
September 29, 2014
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!