Richard
melhorar ou aprimorar Tem uma diferença entre os verbos 'melhorar' e 'aprimorar'? Eu gostaría saber sobre a diferença em conversa cotidiano no Brasil, e não uma definição do dicionário. Obrigado!
Nov 23, 2014 4:31 AM
Answers · 11
6
Richard, "Melhorar" é muito mais usada em conversas do cotidiano. "Aprimorar" é usada em contextos mais sérios. Digamos que "aprimorar" é mais chique e exige que algo já esteja em um nível um pouco mais elevado, e precise de alguns aprimoramentos para alcançar uma qualidade superior. Exemplo: "Você pode melhorar seu inglês". Isso pode soar como se o seu inglês não estivesse tão bom assim. "Você pode aprimorar seu inglês". Soa como se seu inglês já estive em um bom nível, mas precisasse de alguns aprimoramentos. Enfim, existem nativos aqui no Brasil que nem conhecem a palavra "aprimorar". Então na dúvida, use "melhorar" em conversas do cotidiano. Mais simples, mais usado, mais natural. Espero ter ajudado.
November 23, 2014
4
--> "Tem uma diferença entre os verbos 'melhorar' e 'aprimorar'?". Sim, tem uma pequena diferença. "Melhorar" é simplesmente tornar melhor, fazer melhoramentos. "Aprimorar" envolve fazer com primor, tornar primoroso. --> "Eu gostaría saber sobre a diferença em conversa cotidiano no Brasil..." Essas palavras têm o significado parecido, mas não são a mesma coisa. Então, a diferença não está no fato da situação ser formal ou informal. A diferença está no sentido que você quer passar. Geralmente, em situações informais, tudo o que você precisa é que algo "melhore". Acredito que isso faz com que "melhorar" seja a mais usada no Brasil (e talvez em todo o mundo lusófono). Mas a palavra "aprimorar" também é muito usada no dia a dia, principalmente no ambiente de trabalho. Não importa se a conversa é formal ou informal, se você quer deixar claro que algo precisa ser melhorado e você espera um alto nível, você pode sim dizer "aprimorar".
November 25, 2014
3
Melhorar VS Aprimorar MELHORAR: verbo transitivo 1. Tornar melhor. 2. Fazer prosperar. 3. Fazer melhoramentos em. 4. Restituir a saúde a; diminuir a doença a. verbo intransitivo 5. Sentir melhoras; tornar-se melhor. 6. Abrandar (o tempo). APRIMORAR: verbo transitivo 1. Fazer com primor. 2. Tornar primoroso. PRIMOR: substantivo masculino 1. Trabalho muito delicado ou feito com muita perfeição. = OBRA-PRIMA, PERFEIÇÃO 2. Grande cuidado na execução de algo. = DELICADEZA, ESMERO, PERFEIÇÃO 3. Grande qualidade. = EXCELÊNCIA, PERFEIÇÃO 4. Primeiro fruto. PRIMOROSO: adjectivo 1. Que denota primor. 2. Distinto, perfeito, excelente. I hope had help :)
November 25, 2014
2
Não, são o mesmo (: Usamos tanto "aprimorar" quanto "melhorar". E significam exatamente a mesma coisa.
November 23, 2014
2
Melhorar and aprimorar are the same. Melhorar is more used .aprimorar is used in formal conversation.
November 23, 2014
Show more
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!