Timur
Poderiam dar-me examplos de bons personagens do folclore brasileiro? Oi, gente! Estava lendo informação sobre o folclore do Brasil com o objectivo de estudar quais são os personagens de mitos e lendas brasileiras, e revelou-se que a maioria deles são negativos: alguns deles assustam pessoas, outros as prejudicam ou matam, os terceiros pisam na barriga. Será que não há bons personagens em seu folclore. Estou falando daqueles que não matam, não assustam ninguém e não atraem homens casados, fazendo-os largar suas famílias :-) Por exemplo, no folclore russo há um personagem muito positivo que se chama "Michka Kossolápiy" (literalmente "Ursinho cambaio"). Ele é uma alma simples, bondoso, inofensivo, preguiçoso, gosta de comer mel em demasia e foi chamado de cambaio por ser desajeitado. Poderiam dar-me examplos deste tipo de personagens do folclore brasileiro?
Dec 22, 2014 8:40 PM
Answers · 15
3
Então Timur, os principais são: Saci, Caipora, Comadre Florzinha,Bicho Papão,Mula-sem-cabeça e Boto. O site que você pesquisou é bom,porém dá um resumo simples das histórias( *Bicho Papão é uma coisa genérica,é o que seria o Boogie Man. O mesmo cabe ao Lobisomem)
December 23, 2014
2
tem o "neguinho pastoreiro" que é um personagem positivo, que é uma estória de força e fé , tem também a "Caipora" que é a defensora das florestas e dos animais. os personagens do folclore são assustadores porque surgiram do imaginário dos indígenas e negros que trouxeram os contos da África. Saci é apenas um garoto travesso que defende a floresta "ataca os fazendeiros" fazendo travessuras, a iara e o boto rosa são personagens sedutores , O boitatá é uma serpente de fogo que protege a selva de caçadores. mas eles não são maus só assustam os caçadores para proteger as florestas e os animais.
December 23, 2014
1
Cabeça de cuia, Vei, Eu já fiz uma peça sobre ele. É um personagem de uma lenda do Piauí.
December 25, 2014
1
Olá Timur! Não sei se já viste este site escrevendo sobre as lendas e mitos brasileiros. Eu gosto muito dele. http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/br/ Kamenko
December 23, 2014
A mula sem cabeça é uma maldição que acontece com mulheres que tem romance com padres. esta estória foi criada pela Igreja católica para " evitar que as mulheres se apaixonam pelos padres, e para evitar que os padres abandonam a igreja e fujam com suas amadas".
December 23, 2014
Show more
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!