Richard
Uso estranho do apóstrofo Tenho um livro didático que contem esta sentença: Ela foi a'O Príncipe. (O Príncipe é o nome de uma loja de roupas. Sim, o nome inteiro é 'O Principe.') Porque tem um apóstrofo entre as letras 'a' e 'O'. Suponho que quer dizer 'ao principe' e o apóstrofo é necessário quando a segunda letra da contração é maiúscula. Correto? Obrigado.
Jan 14, 2015 5:08 AM
Answers · 3
1
Acho que o apóstrofo foi usado desta maneira, pois o artigo "O" faz parte do nome desta loja de roupas e não é somente um termo utilizado na sentença, ou seja compõe um nome próprio, por isso a utilização da letra maiúscula e do apóstrofo. Como acontece em "A Bela Adormecida", "As Crônicas de Nárnia" etc. O artigo faz parte do nome próprio e ao ocorrer a combinação com a preposição ele continua maiúsculo e acho que para não ficar "aO", acrescentou-se o apóstrofo para indicar que o artigo faz parte do nome próprio.
January 15, 2015
1
Isso é muito comum em poesia, chama-se metrificação poética (garantir que a sonoridade seja produzida da forma que o poeta quis). Há o uso popular como já foi citado: copo-d'água, caixa d'água. O ideal neste caso seria mudar a preposição. Não tenho certeza, mas se for um livro escrito para estrangeiros, talvez a intenção seja mostrar graficamente como é a comunicação sonora de um nativo. Se tiver muitos casos assim, no restante do livro, pode ser que o autor tenha o propósito de internalizar isso, na consciência do leitor.
January 14, 2015
1
O que pode acontecer é o uso do A preposição diante do artigo de um nome, "assistiu a O Mágico de Oz", mas nessa forma normalmente não se usa o apostrofo. Você verá o uso quando ocorre a elisão como em copo-d'água (copo de água). Ou então como em Santa Ana - Sant'Ana, São Tiago - Sant'Iago. Eu tenho fé n'Aquela (na Aquela) Santa.
January 14, 2015
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!