Daniele
O futuro... tenho dificuldade a compreender como usar o futuro: è correto dizer: amanhã vou ir o trabalho o amanhâ irei o trabalho?
Feb 24, 2015 5:11 PM
Answers · 7
6
O correto de acordo com a gramática normativa é ou "amanhã vou ao trabalho" ou "amanhã irei ao trabalho", o segundo sendo mais formal. Na fala, quase todos dizem "vou ir", apesar de ser considerado um pleonasmo já que "vou" é conjugação do verbo "ir". Eu optaria por "vou ao trabalho". :) Com outros verbos estaria certo usar ir + infinitivo. Amanhã vou comer fora, por exemplo.
February 24, 2015
3
Amanha vou ao trabalho ou Amanha irei ao trabalho. Vou ir está errado pois vou é a conjugação do verbo ir no entanto é comum em Portugal dizermos Vou indo para a casa....
February 26, 2015
1
dois estão certo mais tem usos distintos: amanhã vou ir para o trabalho tem o sentido de que com certeza estará no trabalho, você está determinado em cumprir a ação. também pode indicar uma ação no futuro mais próximo ,é um futuro imediato. Já o amanhã irei para o trabalho, tem sentido de que está planejando mas não tem certeza que estará lá. também pode indicar um ação no futuro mais distante.
February 24, 2015
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!