pcolag
Posição do advérbio "só" numa frase Oi pessoal! Tenho uma dúvida sobre a posição do adverbio "só" numa frase. Por exemplo na frase seguinte: "A confirmação da matrícula só começa as 8:30." Seria errado dizer a mesma frase deste modo: "A confirmação da matrícula começa só as 8:30." Se a segunda frase é errada, tem alguma dica ou regra para explicar a razão? Consultei algumas referências na internet, mas ainda não está claro: http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/posicao-do-so.jhtm Muito obrigado!
Apr 9, 2015 11:53 AM
Answers · 3
1
As duas maneiras estão corretas! A dica é: ponha o advérbio o mais próximo possível do verbo, para que a frase não soe estranha! Exemplos possíveis: "só começa às 8:30" ou "começa só às 8:30" ou "começa às 8:30, só" sendo este último menos natural que os dois primeiros, pois começa a haver um distanciamento do advérbio do verbo.
April 9, 2015
A dica é a seguinte: "começa às 8.30" é uma informação única, ou seja, horário do início. Assim, não faz diferença. No entanto, quando há elementos na frase que dão duas informações distintas, a posição do "só" é importante. Exemplo: "Escreva só o nome na primeira página", ou seja, a primeira página não pode conter outro texto escrito, somente o nome. "Escreva o nome só na primeira página", ou seja, toda as páginas podem conter texto, mas o nome deve ser escrito somente na primeira página.
April 11, 2015
As duas frases estão corretas e significam exatamente a mesma coisa
April 9, 2015
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!