Alberto Paredes
"te" e "voce" Oi. Minha pergunta é quando eu devo usar "te" ou "voce". Por exemplo: - "eu vou te chamar" ou "eu vou chamar voce" - "ele vai te ver" ou "ele vai ver voce" Isso é todo e espero suas respostas
Aug 16, 2015 5:48 AM
Answers · 6
4
Alberto, você pode utilizar as duas formas normalmente no português comum. O que se altera é que o "te" refere-se a segunda pessoa do singular "tu", e por isso é um pronome usado como objeto. "Você" seria um pronome de tratamento, embora bem usado como a segunda pessoa. Por isso, quando sujeito, ele é conjugado como terceira pessoa.
August 16, 2015
3
Alberto, como falante de português brasileiro, não vejo qualquer diferença. Você pode usar todas essas frases livremente na conversação. Somente o "tu" tem o uso mais reduzido no português brasileiro oral, sendo conjugado normalmente na segunda pessoa em certas partes do sul e do norte do país e na terceira pessoas em regiões de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Por exemplo: em Belém, você poderia ouvir "Tu queres conhecer a cidade?". No Rio e em Minas, onde eu moro, você poderia ouvir "Tu quer conhecer a cidade?".
August 16, 2015
1
Não há nenhuma diferença, uso aleatótiamente,, falo o que sai da minha boca primeiro kkkkk, é bem aleatório.
August 18, 2015
Mas, usa o "te" é mais comum, e o que não é comum é chato.
August 18, 2015
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!