Starlyn
Infinitivo Pessoal Oi pessoal, estou estudando o infinitivo pessoal e acho que está algo confuso pra mim Por exemplo: 1) Medite mais para que seja feliz 2) Medite mais para ser feliz ----------------------> Infinitivo Pessoal Acho que apesar de que ambas orações tenham diferente forma gramatical significam a mesma coisa. Se alguém pudesse explicar o infinitivo pessoal eu agradeceria ou se pudesse fazer semelhança com algo em espanhol também seria bom. Agradeço de antemão!
Aug 20, 2015 2:43 AM
Answers · 10
1
Olá, Starlyn. Acho que a sua dúvida na verdade se refere ao uso do Subjuntivo, que serve para expressar sentimentos ou expressões pessoais, ou seja, que dependem da pessoa. Isso pelo menos é muito usado no Francês. Em português, não tenho muita experiência gramatical, mas as duas frases comunicam o que você quer dizer. Que devemos meditar mais para sermos mais felizes. A diferença é que a primeira frase indica mais claramente o sentimento pessoal de felicidade. Note o pessoal. Já a segunda frase transmite uma ideia mais genérica de felicidade, sem se referir a uma pessoa em particular. É importante lembrar que as duas transmitem o mesmo significado, embora de maneiras ligeiramente diferentes. Abraço !
August 20, 2015
1
O verbo estar no infinitivo pessoal significa que o verbo está no infinitivo (mesmo que flexionado) e que ele pode ser atribuído a alguma pessoa (ex.: "Fez muita meditação para SER feliz", onde há o agente ELE oculto, ou seja, "...para ele ser feliz"); já no impessoal, há um sentido genérico e não é possível fazer a mesma atribuição, como na frase "Recordar é viver". Não temos esses casos no seu primeiro exemplo pois o verbo não está no infinitivo. Só para esclarecer, pois foi mencionado na discussão, as sentenças não remetem ao subjuntivo (nesse modo, poderíamos ter: "se meditasse, seria mais feliz"); ambas as frases que mencionou estão conjugadas no imperativo.
August 23, 2015
1
E aí Starlyn, quería tentar responder a sua pergunta com alguma coisa simples, breve, e com semelhança ao espanhol. Eu penso naquilo assim: 'Para que sepas' = Para você saber Então, daí começo fazer variações... 'Solo para que sepas' = 'Só para você saber' Então mudo o verbo... Para que estés = Para você estar Para que tengas = Para você ter Para que hagas = Para você fazer E então faço orações com as frases...'Eu digo para você saber', e tal. E então tento usá-lo mais nas minhas conversas. Pode existir uma explicação mais amplia do assunto, mas me ajuda mais ter UM BOM EXEMPLO e daí vou crescendo.
August 24, 2015
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!