Robert
o notou; notou, ajudaram-no - I remember that it was late at night and it was raining. - Why (did) you (take) notice? - She made a lot of noise. She had friends that helped us during the move. All (of) them made a lot (of) noise. - Eu lembro que era tarde da noite e estava chovendo. - Por que você o notou? - Ela fez muito barulho. Ela tinha amigos que ajudaram-no na mudança. Todos eles fizeram muito barulho. ---------------------------------------------------------------- Por que "o notou" en lugar de somente "notou"? Há diferença entre "Por que você o notou" e "por que você notou"? Por que "ajudaram-no"? Presumo que "no" = "us" e não "em o".
Sep 3, 2015 2:48 AM
Answers · 2
1
Neste caso, usamos "o notou" para retomar uma coisa dita anteriormente, ou seja, "o" = "algo dito anteriormente". Portanto, há sim uma pequena diferença entre "notou" e "o notou". Quanto ao "no", na verdade deveria ser "nos", no plural. O que acontece é que os pronomes O, OS, A, AS assumem formas especiais depois de certas terminações verbais. Quando o verbo termina em -Z, -S ou -R, o pronome assume a forma LO, LOS, LA ou LAS, ao mesmo tempo que a terminação verbal é suprimida. Por exemplo: fiz + o = fi-lo fazeis + o = fazei-lo dizer + a = dizê-la Quando o verbo termina em som nasal, o pronome assume as formas NO, NOS, NA, NAS. Por exemplo: viram + o: viram-no repõe + os = repõe-nos retém + a: retém-na tem + as = tem-nas Espero que eu tenha sido claro. :)
September 3, 2015
Uma tradução melhor seria: ... - Por que você a notou? - Ela fez muito barulho. Ela tinha amigos que a ajudaram na mudança. Todos eles fizeram muito barulho. Utiliza-se "a" em "a notou" e "a ajudaram" para se referir à mulher de quem estão falando (por isso o pronome feminino ao invés do masculino "o"). Só haverá necessidade de colocar o "n" antes de alguns pronomes (o, a, os, as) se realmente houver a ênclise (ocorrência do pronome após o verbo) e esse verbo tiver um som nasal. Obs.: Sim, há uma diferença entre "por que você a notou" e "por que você notou"; no segundo caso, a frase fica um pouco mais vaga sobre a que ou a quem estão se referindo (notou o que?), enquanto no primeiro fica claro sobre o que estão falando (como em "Why did you notice her?").
September 4, 2015
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!