Site Feedback

Resolved questions
Quais são as regras de acentuação no português?

Gostaria de saber quando e como devem acentuar-se as palavras e se existe alguma regra em especial pra acentua-las.

For learning: Portuguese
Base language: Portuguese
Category: WK087

Share:

0 comments

    Please enter between 2 and 2000 characters.

     

    Answers

    Sort by:
    Best Answer - Chosen by the Asker

    ACENTO DIFERENCIAL

    O acento diferencial é utilizado para distingüir uma palavra de outra que se grafa de igual maneira. Usamos o acento diferencial - agudo ou circunflexo - nos vocábulos da coluna esquerda para diferenciar dos da direita:

    côa/côas
    (verbo coar) coa/coas
    (com + a/as)

    pára
    (3.ª pessoa do sing. do pres. do ind. de parar) para
    (preposição)

    péla/pélas e péla
    (verbo pelar e subst.) pela/pelas
    (per + a/as)

    pêlo/pêlos e pélo
    (subst. e verbo pelar) pelo/pelos
    (per + o/os)

    péra
    (arcaísmo-subst. pedra) pera
    (arcaísmo-prep. para)

    pêra
    (subst. fruto da pereira) pera
    (arcaísmo-prep. para)

    pôde
    (pret. perf. do ind. de poder) pode
    (pres. do ind. de poder)

    pólo/pólos
    (subst. eixo em torno do qual uma coisa gira) polo/polos
    (aglutinação da prep. por e dos arts. arcaicos lo/las)

    pôr
    (verbo)
    por
    (preposição)
    Olha tentei enviar por aqui mas não consegui. Ainda não sei mexer com esse programa. Então vou lhe enviar um e-mail passando as regras. Depois se quizer colocá-lo aqui fique a vontade.
    Na língua portuguesa há várias regras para a acentuação das palavras e muitas excessões o que dificulta o seu aprendizado.
    Vou passar todas, se parecer complicado me fale que posso ir lhe ajudando passo a passo. Sei como é dificil estudarmos por conta própria . rsrsrs
    um abraço!

    Há uma diferença entre sílaba tônica e acentuação da palavras (acento gráfico ´^) mas deixemos isso pra outro momento para não complicar.
    Essa regra esta no site: http://www2.uol.com.br/michaelis/acentos.htm
    REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA

    O português, assim como outras línguas neolatinas, apresenta acento gráfico. Vimos anteriormente que toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica. Observe as sílabas tônicas das palavras arte, gentil, táxi e mocotó. Você constatou que a tonicidade recai sobre a sílaba inicial em arte, a final em gentil, a inicial em táxi e a final em mocotó. Além disso, você notou que a sílaba tônica nem sempre recebe acento gráfico. Portanto, todas as palavras com duas ou mais sílabas terão acento tônico, mas nem sempre terão acento gráfico. A tonicidade está para a oralidade (fala) assim como o acento gráfico está para a escrita (grafia).

    Oxítonas

    1. São assinaladas com acento agudo as palavras oxítonas que terminam em a, e e o abertos, e com acento circunflexo as que terminam em e e o fechados, seguidos ou não de s:
    a-- já, cajá, vatapá

    as-- ás, ananás, mafuás

    e-- fé, café, jacaré

    es-- pés, pajés, pontapés

    o --pó, cipó, mocotó

    os-- nós, sós, retrós

    e --crê, dendê, vê

    es-- freguês, inglês, lês

    o-- avô, bordô, metrô

    os-- bisavôs, borderôs, propôs

    NOTA
    Incluem-se nesta regra os infinitivos seguidos dos pronomes oblíquos lo, la, los, las: dá-lo, matá-los, vendê-la, fê-las, compô-lo, pô-los etc.


    OBSERVAÇÃO: Nunca se acentuam: (a) as oxítonas terminadas em i e u, e em consoantes - ali, caqui, rubi, bambu, rebu, urubu, sutil, clamor etc.; (b) os infinitivos em i, seguidos dos pronomes oblíquos lo, la, los, las - fi-lo, puni-la, reduzi-los, feri-las.


    2. Acentuam-se sempre as oxítonas de duas ou mais sílabas terminadas em
    -em--- alguém, armazém, também,
    -ens -- conténs, parabéns, vinténs.
    PAROXÍTONAS

    Assinalam-se com acento agudo ou circunflexo as paroxítonas terminadas em:
    i-- dândi, júri, táxi

    is-- lápis, tênis, Clóvis

    ã/ãs-- ímã, órfã, ímãs

    ão/ãos-- bênção, órfão, órgãos

    us-- bônus, ônus, vírus

    l -- amável, fácil, imóvel

    um/uns-- álbum, médium, álbuns

    n-- albúmen, hífen, Nílton

    ps-- bíceps, fórceps, tríceps

    r-- César, mártir, revólver

    x-- fênix, látex, tórax


    NOTAS
    a) O substantivo éden faz o plural edens, sem o acento gráfico.

    b) Os prefixos anti-, inter-, semi- e super-, embora paroxítonos, não são acentuados graficamente: anti-rábico, anti-séptico, inter-humano, inter-racial, semi-árido, semi-selvagem, super-homem, super-requintado.

    c) Não se acentuam graficamente as paroxítonas apenas porque apresentam vogais tônicas abertas ou fechadas: espelho, famosa, medo, ontem, socorro, pires, tela etc.
    PROPAROXÍTONAS

    Todas as proparoxítonas são acentuadas graficamente: abóbora, bússola, cântaro, dúvida, líquido, mérito, nórdico, política, relâmpago, têmpora etc.


    CASOS ESPECIAIS

    Acentuam-se sempre os ditongos (encontro de 2 vogais que não se separam quando se faz separação das sílabas das palavras-- fi --eis / i-dé- ia) tônicos( se diz pro som forte da palavra) abertos éi, éu, ói: boléia, fiéis, idéia, céu, chapéu, véu, apóio, herói, caracóis etc.


    Acentuam-se sempre o i e o u tônicos dos hiatos( encontro de duas vogais que ficam em sílabas separadas --- sa- ú - de), quando estes formam sílabas sozinhas ou são seguidos de s: aí, balaústre, baú, egoísta, faísca, heroína, saída, saúde, viúvo, etc.


    Acentua-se com acento circunflexo o primeiro o do hiato ôo, seguido ou não de s: abençôo, enjôo, corôo, perdôo, vôos etc.


    Mantém-se o acento circunflexo do singular crê, dê, lê, vê nas formas do plural desses verbos - crêem, dêem, lêem, vêem - e de seus compostos - descrêem, desdêem, relêem, revêem etc.


    Acentua-se com acento agudo o u tônico pronunciado precedido de g ou q e seguido de e ou i, com ou sem s: argúi, argúis, averigúe, averigúes, obliqúe, obliqúes etc.


    Acentuam-se graficamente as palavras terminadas em ditongo oral átono (som fraco da palavra), seguido ou não de s: área, ágeis, importância, jóquei, lírios, mágoa, extemporâneo, régua, tênue, túneis etc.


    Emprega-se o trema no u que se pronuncia depois de g ou q, sempre que for seguido de e ou i: agüentar, argüição, ungüento, eloqüência, freqüente, tranqüilizante etc.


    Emprega-se o til para indicar a nasalização (sons que quando falamos sentimos vibrar o nariz) palavra de vogais: afã, coração, devoções, maçã, relação etc.

    Submit your answer


    Please enter between 2 and 2000 characters.

    If you copy this answer from another italki answer page, please state the URL of where you got your answer from.

     

    More open questions for learning Portuguese