Site Feedback
Important Notice: Feb 1st from 05:00 to 08:00 (UTC) , italki will be down for scheduled maintenance. If you have scheduled sessions during this time, read our Announcement

Resolved questions
Vogal ou consoante?

Agora com as novas regras gramaticais as letras K, W e Y foram oficialmente incluidas no alfabeto. Vocês sabem classificá-las em vogais e consoantes?

For learning: Portuguese
Base language: Portuguese
Category: Uncategorized

Share:

0 comments

    Please enter between 2 and 2000 characters.

     

    Answers

    Sort by:

    Best Answer - Chosen by Voting
    Em português, as letras W, Y e K são classificadas como consoantes. O fato é que elas não são usadas para escrever palavras originais da língua, mas sim palavras de origem estrangeira, por isso a pronúnicia pode variar bastante, como no nome Walter (Válter) ou no nome Wallmart ("Uollmart"). Já ouvi pessoas pronunciando "Vallmart". A confusão existe justamente por não serem letras originalmente usadas na língua, mas existirem em versões do alfabeto latino usadas em outras, como inglês e alemão. Também são usadas em tabelas de transliteração de alfabetos estrangeiros, para suprir vogais que não existam em português.

    O problema é definir se a classificação está ligada à fonética ou à gramática normativa. Oficialmente são consoantes, mas em termos fonéticos, como disseram acima, W e Y podem ser semi-vogais, também em português.

    curiosa pergunta. tem algum sentido perguntar se w e y sao uma coisa ou outra porque no ingles formam as vezes semivocais. mais, K. Porque? gostaria de uma explicaçao do porque uma lusofalante tem duvidas com issa letra.

    A classificação das letras em consoante, vogal e semivogal é sempre uma questão fonética. As vogais, em tese, são aquelas em que o ar sai livremente, sem obstrução da língua, do palato ou dos dentes. A letra "K" na língua portuguesa é indiscutivelmente consoante, substituindo a consoante "C" e algumas vezes sílabas complexas iniciadas com "QU". A letra "Y", foneticamente, é vogal, pois substitui a letra "i" em português, não havendo em nossa língua diferença considerável entre vogais e semivogais. Já a letra "W" pode ser considerada consoante, quando substitui a letra "V" em português ou vogal, quando substitui a letra "U". Falou!

    São consoantes.
    As vogais continuam sendo a e i o u.
    As novas regras são bem claras.

    Submit your answer


    Please enter between 2 and 2000 characters.

    If you copy this answer from another italki answer page, please state the URL of where you got your answer from.