Recherche parmi différents professeurs en Anglais…
Caroline
Por que, nós falantes brasileiros do português, falamos EM São Paulo e NO Rio de Janeiro?
14 févr. 2017 19:11
Réponses · 4
2
Caroline, usamos o "no"/"na"quando a cidade ou estado vem com o artigo "o"/"a". Por exemplo: O Rio de Janeiro, o Amazonas, o Pará, o Ceará, a Paraíba, a Bahia, ficariam: no Rio de Janeiro, no Amazonas, no Pará, no Ceará, na Paraíba e na Bahia. Isso porque no/na nada mais são do que o artigo o/a + a preposição "em". Ou seja, em+o=no; e em+a=na. Quando a cidade ou estado não pede o artigo você pode simplesmente dizer "em". Exemplos: em São Paulo, em Curitiba, em Salvador, em Fortaleza, em Porto Alegre, em Paris, em Roma, em Lisboa.
15 février 2017
2
Não tenho prova nenhuma disso, mas na minha opinião isso se dá pelo artigo que acompanha- ou não- o nome original. "Rio" era como a Baía de Guanabara era chamada, já que na época a palavra não tinha a mesma conotação atual. Então seria "o" Rio, conforme procede em "o Rio Grande de Sul", "o Rio Grande do Norte). Pela mesma razão usamos o artigo "a" antes de Bahia ("Baía", que deu origem ao nome, é um substantivo feminino). Já quanto ao nome "São Paulo", simplesmente creio que nomes de santos ou figuras religiosas geralmente não são precedidos por artigos ("Em nome do Jesus" ou "do São João" seria um pouco estranho, por exemplo).
15 février 2017
Não tenho prova nenhuma disso, mas na minha opinião isso se dá pelo artigo que acompanha- ou não- o nome original. "Rio" era como a Baía de Guanabara era chamada, já que na época a palavra não tinha a mesma conotação atual. Então seria "o" Rio, conforme procede em "o Rio Grande de Sul", "o Rio Grande do Norte). Pela mesma razão usamos o artigo "a" antes de Bahia ("Baía", que deu origem ao nome, é um substantivo feminino). Já quanto ao nome São Paulo, simplesmente creio que nomes de santos ou figuras religiosas geralmente não são precedidos por artigos ("Em nome do Jesus" ou "do Santo João" seria um pouco estranho, por exemplo).
15 février 2017
Vous n'avez pas encore trouvé vos réponses ?
Écrivez vos questions et profitez de l'aide des locuteurs natifs !

Ne manquez pas cette occasion d'apprendre une langue depuis chez vous. Découvrez notre sélection de professeurs de langues expérimentés et inscrivez-vous dès maintenant à votre premier cours !