Shaimaa
A lingua portuguesa e muito mais deficil.

Aunque a lingua portuguesa tem uma pronunciacao muito bonita mas no mesmo tempo e um idioma dificil. Os modos verbais sao parecidos e quase nao ha diferenca entre eles. Por exemplo: 

Alguem me pode dizer cual e a diferenca entre o presente de conjuntivo e futuro do conjuntivo?


Apr 9, 2017 3:15 PM
Comments · 5
3

PT-PT

Correcção: Embora a língua portuguesa tenha uma pronuncia muito bonita ao mesmo tempo é um idioma difícil. Os tempos verbais são parecidos e quase não há diferença entre eles. Por exemplo: 

Alguém pode-me dizer qual é a diferença entre o presente de conjuntivo e futuro do conjuntivo?


Conjuntivo:


https://www.infopedia.pt/$conjuntivo


http://lpmarquesa.blogspot.pt/2012/06/o-modo-conjuntivo.html



https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/futuro-do-conjuntivo-e-presente-do-conjuntivo-em-oracao-relativa/33264


https://pt.slideshare.net/rainermanuel/o-futuro-do-conjuntivo-1175510






April 9, 2017
1
Sofia, é interessante que no português lusitano, em caso de verbo precedido por um verbo auxiliar, coloca-se o pronome oblíquo em posição enclítica junto ao verbo auxiliar, enquanto que no português brasileiro coloca-se em posição proclítica junto ao verbo principal. De acordo com a norma culta da língua portuguesa, a forma lusitana seria a "correta", mas no português brasileiro isso já não é mais usado. Aí em Portugal, isso costuma ser usado dessa forma mesmo em textos menos cultos?
April 9, 2017
1

Permita-me corrigir seu texto:

"Ainda que (aunque é espanhol) a língua portuguesa tenha uma pronúncia muito bonita, é, ao mesmo tempo, um idioma difícil. [...]. Alguém pode me dizer qual (cual é espanhol) é a diferença entre o presente e o futuro do conjuntivo?"

Obs.: No português brasileiro usa-se o termo 'subjuntivo' em vez de 'conjuntivo'.


O modo subjuntivo é usado para expressar situações possíveis e desejos. Temos três tempos, o pretérito, o presente e o futuro.

O pretérito do subjuntivo é usado para expressar uma situação que poderia acontecer, mas não acontece. Para entender melhor, insira a palavra "se" antes do pronome. Exemplo: Se eu ganhasse o jogo...

O presente do subjuntivo é usado para expressar um desejo. Nesse caso, insira a palavra "que". Exemplo: Que tu ganhes o jogo.

O futuro do subjuntivo é usado para expressar uma previsão, algo que possivelmente acontecerá. Nesse caso, insira a palavra "quando". Exemplo: Quando eu ganhar o jogo...


Espero que tenha ficado claro.

April 9, 2017
1

Presente: Goste

Pretérito imperfeito: Gostasse

Futuro: Gostar   


EXEMPLOS SOBRE PRESENTE E FUTURO:

Eu espero que goste da explicação.  (É algo que vai acontecer nesse momento <-- PRESENTE)

Você acredito que você vai gostar da explicação. (É algo que ainda vai acontecer <-- FUTURO)          


http://lpmarquesa.blogspot.com.br/2012/06/o-modo-conjuntivo.html


ESPERO TER AJUDADO


April 9, 2017

Vou recomendar este website:

http://www.infoescola.com/portugues/modo-subjuntivo-3/


E, basicamente, é assim:

O subjuntivo presente é usado para possibilidades presentes, e pode ser indicado com um "que" (para facilitar a conjugação e a memória).

EX.

É improvável que esse texto sozinho resolva todos os seus problemas.


O subjuntivo futuro, entretanto, indica a possibilidade de um fato vir a acontecer. Por isso, podemos pensar nele como o tempo do "quando".

EX.

Quando você ler este texto, aprenderá tudo.


...


Agora, vou te falar alguns truques. Primeira coisa, o subjuntivo presente é bastante utilizado, mas, no dia-a-dia, algumas formas são mais comuns do que outras, especialmente para tentar soar mais gentil. Por exemplo, você pode querer acentuar a incerteza dizendo: 

É improvável que esse texto sozinho venha/chegue a resolver todos os seus problemas.

E assim, você "transfere" a conjugação para o verbo "vir" ou "chegar", mantendo o verbo de sentido (resolver) na forma infinitiva. 

Você pode fazer a mesma coisa com o futuro do subjuntivo, claro que sempre dependendo das circunstâncias, usando o verbo "ir".. Tem que tomar cuidado nesse caso, entretanto, para não dar um sentido de algo ainda mais futuro e improvável. Ex.

Quando você for ler este texto, aprenderá tudo.


April 9, 2017