Elena DC
Estar a + verbo O qué significa a expressão estar a + verbo? Por exemplo: Os tumores malignos estão a aumentar em Portugal. É usado para falar do futuro (os tumores malignos vai aumentar) ou do presente (estão aumentando)? Obrigado pela sua ajuda!
Sep 4, 2018 7:41 PM
Answers · 4
"a + infinitivo" é o chamado "infinitivo gerundivo" porque ele pode substituir o gerúndio em muitas situações e vice-versa. Assim "Eu estou/ando/fico/continuo a fazer" = "Eu estou/ando/fico/continuo fazendo". Atenção: por vezes a preposição "a" está unida com o infinitivo por regência verbal e aí a construção tem um valor distinto do gerúndio. Eu começo a fazer <> Eu começo fazendo. Ele veio a matar os policiais <> Ele veio matando os policiais.
September 4, 2018
Em Portugal, mais comumente, usa-se a preposição a + verbo no lugar do gerúndio. Observe: "Eles estão a correr." "Eles estão correndo." "O dia está a esquentar." "O dia está esquentando." Em ambos os exemplos, as frases têm o mesmo sentido, contudo, a primeira forma é mais comum em Portugal e a segunda, no Brasil.
September 4, 2018
"Eles estão a correr", por exemplo. Esta é uma maneira de expressar futuro, comumente utilizada em Portugal. Significa que a ação vai ocorrer no futuro. Uma outra maneira de dizer seria: "Eles vão correr".
September 20, 2018
do presente: estão aumentando
September 4, 2018
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!