Aitor Morgado
O que é mais correto? "De tarde leu o jornal" ou "à tarde leu o jornal?"
Nov 13, 2019 5:53 PM
Answers · 9
3
Tanto se pode dizer um como o outro e têm significados ligeiramente diferentes. Na maior parte das situações "à" fica mais natural pois "à" dá mais a ideia de "ao chegar a" e "de" dá mais a ideia de "durante a". Na maior parte das situações os dois são possíveis, mas há situações que só fica natural um deles. "Gostas mais de ter aulas de manhã ou de tarde?" "Eu vou ler este livro à tarde." Repare que por causa disso não se diz "à manhã" mas só "de manhã", pois só se chega à manhã no dia seguinte "amanhã" que entretanto mudou ligeiramente de significado abarcando o dia seguinte todo.
November 15, 2019
2
O mais formal é "À tarde leu o jornal", embora a outra forma "de tarde" possa aparecer em uma conversa informal. Além disso, no português, soa mais natural dizer "Leu o jornal à tarde" (ordem direta).
November 13, 2019
1
Um falante nativo, em geral, não identifica diferença semântica entre essas duas expressões. Portanto, trata-se mais de adaptar ao seu gosto pessoal. Eu uso ambas.
November 15, 2019
1
Eu prefiro à tarde leu o jornal ...mas de tarde é muito mais usada ...vai de acordo com a sua preferência.
November 17, 2019
É facultativo, isto é, você pode escolher qual usar. Tanto "à tarde" quanto "de tarde" são sinônimos e a gramática aceita os dois. Durante uma conversa também não existe diferença. Você pode escolher qual usar. Você não deve usar isto quando estiver se referindo ao período da manhã, por exemplo: De manhã cedo leu o jornal (correto) À manhã leu o jornal (incorreto) ~~ Pela manhã leu o jornal (seria a melhor maneira de não usar o "de"). https://duvidas.dicio.com.br/a-noite-ou-de-noite/
November 13, 2019
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!