Christian Wendler
A descoberta e desenvolvimento da Internet foi um dos maiores feitos históricos de finais do século XX e começos do XXI. A sua existência mudou as nossas vidas em muitos sentidos. Fala-se muito dos “nativos digitais” frente aos "imigrantes digitais” e, na minha opinião, trata-se de um conceito muito relevante quando falamos da educação das nossas crianças frente à Internet. Para um rapaz ou uma rapariga novos o uso das novas tecnologias é algo natural. Nasceram com elas e desconhecem um mundo onde não toda a informação estivesse disponível a um só clique e de forma imediata. A distribuição é global e rápida, mas a fonte da mesma não sempre é conhecida nem clara. Aqui há um primeiro problema para uma criança que acessa a Internet. Não tudo o que encontra lá tem de ser verdade. Pode vir de origens desconhecidas ou que oferecem poucas garantias. Muitas vezes não se trata de publicações oficiais editadas por especialistas na matéria. Incluído pode-se dar o que se o autor da informação se desconheça completamente. Uma criança que lê a informação pode não ter um pensamento crítico suficientemente desenvolvido para questionar a veracidade da mesma e acabar sendo vítima de manipulações mediáticas. É precisamente o anonimato que permite Internet que supõe outro risco para os usuários mais jovens. Há pessoas que aproveitam esta falta de controle de identidade para suplantar a identidade de outras pessoas. Infelizmente, praticamente todos temos oito casos de pedrastas que fingiam ser meninas ou meninos em chats para ganhar a confiança deles e delas com fins sexuais, etc. Poderia seguir a nomear riscos para as crianças no seu uso da Internet. Finalmente, não os podemos proteger à frente de todos eles. Temos que informar e educá-los e confiar em que esta educação os sirva para ser críticos e cautos e tomar a decisão correta no momento oportuno. O grande desafio é que temos que educar para algo que não existia quando nós éramos novos.
12 dec. 2022 12:58
Correcties · 3
1
A descoberta e desenvolvimento da Internet foi um dos maiores feitos históricos de finais do século XX e começos do XXI. A sua existência mudou as nossas vidas em muitos sentidos. Fala-se muito dos “nativos digitais” frente aos "imigrantes digitais” e, na minha opinião, trata-se de um conceito muito relevante quando falamos da educação das nossas crianças frente à Internet. Para um rapaz ou uma rapariga jovens o uso das novas tecnologias é algo natural. Nasceram com elas e desconhecem um mundo onde não toda a informação estivesse disponível a um só clique e de forma imediata. A distribuição é global e rápida, mas a fonte da mesma não sempre é conhecida nem clara. Aqui há um primeiro problema para uma criança que acessa a Internet. Nem tudo o que encontra lá tem de ser verdade. Pode vir de origens desconhecidas ou que oferecem poucas garantias. Muitas vezes não se trata de publicações oficiais editadas por especialistas na matéria. ??Inclusive, pode-se dar que o autor da informação desconheça completamente o tema publicado??( é isto que pretende dizer?). Uma criança que lê a informação pode não ter um pensamento crítico suficientemente desenvolvido para questionar a veracidade da mesma e acabar sendo vítima de manipulações mediáticas. É precisamente o anonimato que permite Internet que supõe outro risco para os usuários mais jovens. Há pessoas que aproveitam esta falta de controle de identidade para suplantar a identidade de outras pessoas. Infelizmente, praticamente todos temos oito casos de pedófilos que fingiam ser meninas ou meninos em chats para ganhar a confiança deles e delas com fins sexuais, etc. Poderia seguir a nomear riscos para as crianças no seu uso da Internet. Finalmente, não os podemos proteger à frente de todos eles. Temos que informar e educá-los e confiar que esta educação os sirva para ser críticos e cautos e tomar a decisão correta no momento oportuno. O grande desafio é que temos que educar para algo que não existia quando nós éramos novos.
12 december 2022
1
A descoberta e desenvolvimento da Internet foi um dos maiores feitos históricos dos finais do século XX e começos do século XXI. A sua existência mudou as nossas vidas em muitos sentidos. Fala-se muito dos “nativos digitais” frente aos "imigrantes digitais” e, na minha opinião, trata-se de um conceito muito relevante quando falamos da educação das nossas crianças frente à Internet. Para um rapaz ou uma rapariga dos tempos actuais o uso das novas tecnologias é algo natural. Nasceram com elas e desconhecem um mundo onde toda a informação não estivesse disponível a um só clique e de forma imediata. A distribuição é global e rápida, mas a fonte da mesma nem sempre é conhecida nem clara. Aqui há um primeiro problema para uma criança que acessa a Internet. Nem tudo o que encontra lá tem de ser verdade. Pode vir de origens desconhecidas ou que ofereçam poucas garantias. Muitas vezes, não se trata de publicações oficiais editadas por especialistas na matéria. Uma criança que leia a informação pode não ter um pensamento crítico suficientemente desenvolvido para questionar a veracidade da mesma e acabar sendo vítima de manipulações mediáticas. É precisamente o anonimato que permite que a Internet apresente outro risco para os usuários mais jovens. Há pessoas que aproveitam esta falta de controle de identidade para suplantar a identidade de outras pessoas. Infelizmente, praticamente todos temos oito casos de pedofilos que fingiam ser meninas ou meninos em chats para ganhar a confiança deles com fins sexuais, etc. Poderia seguir a nomear riscos para as crianças no seu uso da Internet. Finalmente, não os podemos proteger à frente de todos eles. Temos que informar e educá-los e confiar em que esta educação sirva para que sejam críticos e cautelosos para tomarem a decisão correcta no momento oportuno. O grande desafio é que temos que educar para algo que não existia quando nós éramos novos.
Nunca tinha ouvido esses temas. Super interessante!
22 december 2022
Wil je sneller vooruitgang boeken?
Word nu lid van deze leer-community en probeer de gratis oefeningen uit!