Cláudio Henrique
Regras e etimologia da palavra "Grajáú" ou "Grajaú".

Boa tarde, pessoal!

 

Vi em um livro a grafia "Grajáú", e pelo visto está grafado corretamente, devido a regra do hiáto tônico. Mas em achei estranho os dois acentos gráficos seguidos. Em uma breve pesquisa no Google, encontrei algumas fontes confiáveis, como o jornal O Globo, que também grafaram "Grajáú". Mas outra fonte relativamente confiável como o Wikipédia, transcreveu a palavra como "Grajaú", e até mesmo o G1 também seguiu esta.

 

Até onde percebi, trata-se de um substantivo que denomina um distrito do município de São Paulo, um bairro do Rio de Janeiro e também um nome de um município do Maranhão.

 

Se puderem esclarecer isso, e se possível, com fundamento.

5 feb. 2015 19:02
Opmerkingen · 6

Aham... kk

 

17 februari 2015

É mineiro tbm? Haha

17 februari 2015

Rilker, há essa explicação, eu até pensei assim. Mas depois eu fiquei com mais dúvida,  quando vi explicação do Evanildo Bechara (o cabeça da língua portuguesa) falar sobre a hierarquia das regras de acentuação, em que as oxítonas antecede e prevalece em relação à do hiáto.

 

"Trem" polêmico! rsrsrs

16 februari 2015

Cláudio, nunca vi uma palavra do português com dois acentos. Só palavras indígenas ou coisas do tipo.

 

Achei esse artigo, tá um pouco confuso mas dá para entender:

 

http://www.portugues.com.br/gramatica/acentuacao-ou-nao-letra-u.html

16 februari 2015

Eu também pensei nesta hipótese de se escrever "Grajaú". O problema é que não se acentua oxítonas terminadas em "u". Em relação à regra de dois acentos na mesma palavras, eu desconheço. Mas confesso que seria propriedade estranha.

16 februari 2015
Meer weergeven