Conseguir conversar em Português, mas não por muito tempo. Você já passou por isso?
Às vezes o estudante tem boa pronúncia e gramática, mas não consegue manter uma conversa longa. É como se precisasse se esforçar muito depois de um certo ponto, porque as palavras não vêm naturalmente. O resultado é acabar desistindo e começar a falar em uma língua com a qual se sinta mais à vontade.
E por isso aprender a se preparar para ter conversas longas é importante, para que você se sinta confortável nesse tipo de situação e pra que você use o vocabulário que você já conhece. Se você não usa o vocabulário, ele desaparece quando você mais precisa.
Então cultive o hábito, com muita disciplina, de se concentrar em estudar, falar e discutir sobre um mesmo tema por um longo período de tempo. Fique de 1 a 2 horas fazendo isso. Volte a fazer isso, mas com um tema diferente. E, aos poucos, você construirá um repertório de temas sobre os quais você pode falar. Mas lembre-se, estudar não é bater papo (conversas sem propósitos, sem objetivos), estudar é fazer tarefas úteis que te ajudem a compreender as coisas e se expressar da melhor maneira possível enquanto você estiver concentrado fazendo tudo isso.
Melhoramos nossa fala, falando. Então faça o possível pra usar o vocabulário que você já conhece para nunca mais precisar desistir de uma conversa em Português.
IG: wsportugues