Olá, caro leitor, espero que você esteja muito bem. Sou o Ricardo, brasileiro, professor e empresário que vive em São Paulo há mais de 30 anos. Preparei este artigo especialmente para você que busca aprender a língua portuguesa, pois a cultura é um fator extremamente relevante quando se fala em aprender idiomas. Portanto, conhecer alguns lugares famosos em São Paulo irá lhe ajudar muito nesta jornada.

 

 

Melhore seu Português conhecendo 5 ótimos lugares em São Paulo (Brasil)

 

Quando se estuda uma língua, sem dúvidas, o objetivo é ter uma comunicação fluente e, nesse sentido, a vivência em locais nativos tende a ser um incremento muito relevante.

 

Para lhe ajudar a melhorar seu Português, separei cinco ótimos lugares que você deve conhecer ao visitar São Paulo – Brasil e também alguns comentários para lhe ajudar a tirar mais proveito da experiência, no ponto de vista do aprendizado de línguas.

 

Vale lembrar que é sempre importante se informar antes de uma visita, pois mudanças podem ocorrer e quero que sua experiência seja sempre muito proveitosa.

 

 

Vamos lá, melhore seu Português conhecendo cinco ótimos lugares em São Paulo:

 

 

1. Avenida Paulista

 

A avenida Paulista é considerada o coração da cidade de São Paulo por diversos motivos. Trata-se de um dos principais centros econômico-financeiros, pois está repleta de lojas, restaurantes, bares, cafeterias, etc. Além disso, há uma diversidade muito grande de pessoas, portanto é possível se deparar com nativos brasileiros também de outros estados.

 

Como melhorar seu português visitando a Av. Paulista:

 

Acima de tudo, explore a diversidade. Ao falar com pessoas de locais diferentes você irá notar sotaques excepcionalmente distintos. Aproveite bem isso, mesmo que a compreensão não seja perfeita, tenha certeza que o aprendizado será altíssimo.

 

 

2. MASP

 

Com toda propriedade posso falar bem deste lugar, eu particularmente gosto muito. Para quem não conhece, esta sigla significa: Museu de Arte de São Paulo. Estamos falando de um dos maiores e mais importantes museus de arte da América do Sul, o qual está contemplado por cerca de 8,000 obras permanentes, de artistas nacionais e internacionais.

 

Como melhorar seu português visitando o MASP:

 

Aqui, é importante você aprimorar palavras mais técnicas, como: moldura, tela, obra-prima, raridade, etc. Claro que estes são apenas exemplos, pois o grande desafio você encontrará de fato em sua visita ao MASP.

 

Site do Masp: http://masp.art.br/masp2010/

 

 

3. Mercado Municipal de São Paulo

 

Também conhecido como “Mercadão”, posso definir como um show de cultura e descontração, você precisa conhecer! Um dos maiores centros de distribuição da cidade, o qual está aberto todos os dias. Ao visitar, informe-se dos horários. Prepare-se para conhecer delícias de nossa cozinha brasileira, tais como queijos, carnes, peixes, especiarias e muito mais. Os grandes destaques são o pastel de bacalhau e o sanduíche de mortadela (já provei ambos, gosto mais do sanduíche).

 

Como melhorar seu português visitando o Mercadão:

 

Você deve aproveitar para conhecer as diferentes ofertas das lojas. Existem produtos muito demandados pelos brasileiros, porém você só  os encontrará aqui. Além de se familiarizar com os nomes de produtos, pratique as unidades de medidas, que aqui no Brasil são frequentemente utilizadas desta forma: 100 gramas de mortadela; 1 quilo de coxa de frango, etc. Isso é chamado de venda a granel (volume a ser definido pelo comprador).

 

Portal do Mercadãohttp://www.oportaldomercadao.com.br/

 

 

4. Parque do Ibirapuera

 

Extremamente lindo e um dos mais visitados de São Paulo, tenho certeza que você irá se surpreender. Possui muitas quadras de futebol, basquete, etc., além de lago, jardins, paisagens, esculturas, centro educacional, entre outros pontos de interesse.

 

Como melhorar seu português visitando o Parque do Ibirapuera:

 

Você gosta de esportes? Então, esteja preparado para cair na informalidade entre colegas que estão sempre dispostos a receber pessoas para jogarem juntos. Você irá sentir exatamente como é o português informal do dia a dia, que deve ser utilizado especificamente entre amigos e colegas em um momento descontraído, por muitas vezes conter gírias ou vocabulário extremamente informal. Se não é muito adepto aos esportes, tenho certeza que em muitas outras áreas você poderá se deparar com pessoas com as quais você se identifica e trocará experiências.

 

Site do Parque do Ibirapuera: http://parqueibirapuera.org/

 

 

5. Bairro da Liberdade

 

Visitar o bairro da liberdade tende a ser um passeio muito divertido. Esta é uma área extremamente influenciada pela cultura japonesa, mas fique tranquilo, o idioma local é somente português (risos). O que acha de treinar a pronúncia e visitar um dos diversos karaokês que o bairro possui? Solte a voz e mostre seu português, fique à vontade, é só por diversão. Não posso deixar de dizer que neste bairro está presente o Museu da Imigração Japonesa, então está aí também um destino bem interessante. Conheça também a feira da liberdade e vivencie mais um pouco do que o bairro tem a oferecer.

 

Como melhorar seu português visitando o Bairro da Liberdade:

 

Sempre que se fala em uma visita com finalidades de estudo de língua, a vivência falará por si só. Você precisa, além de aprender o português “comum”, também compreender e saber se expressar em situações adversas. São Paulo provê convivência com pessoas de todo o país, mas neste bairro em específico, você poderá identificar sotaques em razão da descendência oriental. Treine seu ouvido para captar a língua portuguesa em todas as situações imagináveis.

 

Reportagem da Veja sobre o bairro (motivos para amar a liberdade)http://vejasp.abril.com.br/cidades/motivos-amar-liberdade/

 

A Feira da Liberdade: http://www.feiraliberdade.com.br/

 

Mais informações sobre o Bairro:

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_(bairro_de_S%C3%A3o_Paulo)

 

 

Pois é, este é um planejamento de visitas puramente paulistano. Considerando que o estado de São Paulo possui grande relevância na economia brasileira, é interessante que você tenha um panorama, mesmo que básico, do que a região pode oferecer. Além disso, interagir com pessoas de São Paulo irá facilmente lhe colocar em contato com culturas muito diferentes, cada uma com sua própria beleza.

 

E então, que tal visitar São Paulo e vivenciar uma experiência única e inesquecível?