O que é o CELPE-Bras, dicas para os estudantes e como o italki pode ser útil na sua preparação para esta prova.

 

Se você estuda Português há algum tempo, provavelmente já ouviu falar a respeito, vai fazer ou já fez a prova do CELPE-Bras.  Para aqueles que não conhecem este exame,  o CELPE-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, prova oficial desenvolvida pelo Ministério de Educação brasileiro que visa certificar o seu nível de conhecimento neste idioma. É a versão para o Idioma Português brasileiro de provas como as da Universidade de Cambridge (Inglês), Deutsch Zertifikat (Alemão) ou DELE (Espanhol).  Ele é aceito internacionalmente e exigido a estrangeiros por diversas empresas e universidades brasileiras para ingresso em cursos de graduação e programas de pós-graduação. É realizado duas vezes por ano e indicado para estudantes a partir do nível intermediário. Então se você pretende estudar e/ou trabalhar aqui no Brasil, ou tem curiosidade em relação ao seu nível em Português é importante ficar por dentro deste exame. A meta deste artigo é te explicar como funciona a prova e te dar dicas úteis de como se preparar para a prova.

 

A prova é composta por diferentes tarefas que tem por objetivo avaliar a capacidade do aluno de se comunicar socialmente por meio da produção escrita e oral. A parte escrita do Celpe-Bras tem duração de 3 horas e é composta por 4 tarefas. A parte oral dura 20 minutos. Geralmente a parte  escrita tem a seguinte estrutura:

 

Tarefa 1

 

O aluno deverá produzir um texto (um comentário, e-mail, carta etc.) após assistir a um pequeno vídeo que em geral é exibido duas vezes. É possível realizar anotações, em um rascunho, que serão úteis para a produção textual.

 

As minhas dicas para esta tarefa são:

 

  • Tentar compreender a ideia geral do vídeo no primeiro momento (se preferir, fazer anotações utilizando palavras-chave. Todavia muito cuidado: escrever frases longas pode tomar tempo e com isso você pode perder informações importantes presentes no vídeo). No segundo instante, você irá confirmar o que foi visto e anotar detalhes que faltaram.
  • Antes de começar a escrever faça um plano do seu texto. Assim como planejamos, mesmo que mentalmente, que caminho devemos tomar antes fazer uma viagem, é importante organizar as ideias antes de começar a produzir seus textos. Tenha em mente ou anotado o que será dito em cada parágrafo.
  • A melhor maneira de se preparar é encontrar seu próprio método e  praticar a compreensão de vídeos. Tente redigir textos após assisti-los. No Youtube, você pode encontrar vários vídeos em Português com os quais é possível praticar.  Os tutores do italki podem te ajudar na correção dos textos produzidos ou mesmo elaborar atividades semelhantes à prova.

 

Tarefa 2

 

Você irá ouvir um áudio duas vezes, podendo fazer anotações enquanto ouve, e redigir um texto sobre o que ouviu. O gênero da produção escrita pode variar: uma carta, e-mail, um texto a ser publicado em um site etc. Assim como na tarefa 1, é importante perceber se o texto será formal ou informal, para que você adeque a linguagem a ser utilizada.

 

A dica para esta atividade é:

 

Ouça rádio. É algo que as pessoas podem fazer constantemente no seu dia-a-dia. Você pode ouvir rádio em Português em momentos de lazer, durante as refeições, fazendo exercício, durante a realização de tarefas domésticas, indo para o trabalho etc. Além disso, diversas rádios fornecem em seus sites Podcasts que você pode fazer o download e posteriormente ouvir em momentos em que não tem acesso a internet. Isso irá melhorar seu vocabulário, compreensão auditiva e pronúncia (Irá te ajudar também na parte oral da prova). Peça informações a seu tutor a respeito dessas rádios.

 

 

Tarefas 3 e 4

 

Esta duas tarefas envolvem leitura de textos presentes na prova e produção escrita a respeito dos temas abordados.

 

As dicas são:

 

  • Como nas atividades anteriores, aprenda a criar um plano do texto.
  • Leia textos com diferentes características. Não é necessário que sejam romances completos. Notícias, cartas, blogs e vários outros textos curtos são úteis no desenvolvimento de habilidades para estas tarefas.
  • Adote o hábito de realizar a leitura crítica. Aprenda a selecionar e resumir informações, a identificar frases-chave em cada parágrafo e a tomar posicionamentos em relação ao que está escrito.
  • Aprenda a escrever com a leitura.  Já virou clichê que ler ajuda a escrever. E isso é a mais pura verdade. Eu vou um pouco além: veja como autores escrevem e tente imitá-los. Observe como eles utilizam conjunções, expressões, como liga um parágrafo a outro etc. Imitar outros autores pode ser útil até que você aprenda o seu próprio método de escrever.

 

Parte Oral

 

Como dito anteriormente ela tem duração de 20 minutos e é composta por duas etapas. A primeira (os primeiros 5 minutos) é destinado a uma conversa sobre informações a seu respeito, baseada em um questionário que você preenche antes de fazer a prova. É um momento de tranquilizar o aluno, de quebrar o gelo.

 

A segunda etapa utiliza na conversa elementos provocadores (são figuras, textos publicitários, charges etc) relacionados a temas atuais e conhecidos. Os aplicadores te dão mais ou menos um minuto para que você leia/analise cada elemento provocador e em seguida te faz perguntas a respeito. Cada elemento provocador é discutido durante 5 minutos em média.

 

Nesta parte da prova, os tutores do italki tem uma função muito importante em sua preparação. Alguns tutores podem te ajudar em práticas de conversação estruturadas (conversas previamente preparadas com um objetivo didático específico). Apesar de conversas informais serem proveitosas, as aulas estruturadas potencializam suas habilidades comunicativas. Nessas aulas os tutores podem te ajudar na melhoria da pronúncia, explicar expressões que são utilizadas no dia-a-dia do idioma e aumentar de maneira significativa o seu vocabulário.

 

Outras dicas importantes

 

Lembre-se que a prática leva a perfeição. Melhor dizendo: praticar da maneira correta, leva a perfeição. Pratique o máximo que puder e aproveite seu tempo livre. Tente fazer isto com algo que te divirta. Será muito mais fácil.

 

Estude todos os dias no mínimo 10 minutos. Esse tempo pode parecer pouco, mas é inacreditavelmente útil quando se aprende um idioma.

 

Inicie a preparação com antecedência é essencial já que o exame avalia conhecimentos práticos da língua.

 

E no dia da prova chegue no horário correto. Há poucas coisas tão frustrantes quanto estudar para uma prova e não fazê-la porque chegou atrasado.

 

Espero ter ajudado com este artigo. Lembre-se de que se preparar para esta prova voltando-se única e exclusivamente para questões gramaticais e utilizando pilhas de livros chatos pode ser insuficiente e cansativo. Procure um  tutor italki, ele encontrará métodos eficazes e divertidos para te ajudar.

 

Um abraço.

 

Atenção: confira o enunciado das questões e o que é solicitado em cada tarefa no dia da prova. Este artigo baseia-se em provas anteriores e no manual do candidato.



Image Sources

 

Hero Image by dotmatchbox (CC BY-SA 2.0)