Enunciado:
Escreva sobre aquilo que acha que se está a passar com a alimentação, nos nossos dias, e sobre a concorrência de preços que existe entre os diferentes supermercados. Acha que essa luta de preços traz consequências à qualidade dos produtos que compramos?
Redação:
Atualmente existe uma luta entre os supermercados para ter os preços mais baratos porque isto afeta muito o número de clientes, já que as pessoas olham muito para o preço ao ir ao supermercado. Inclusive mais do que para a qualidade dos produtos o que faz com que, cada vez mais, os supermercados deem menos importância à qualidade.
De facto, os cereais que consumimos atualmente como o arroz ou o trigo têm muito menos vitaminas e aminoácidos, em comparação com há 60 anos. Isto é devido à revolução verde que surgiu nos Estados Unidos entre o 1960 e o 1980, na qual se criaram umas variedades de cereais que permitiam oferecer um grande rendimento económico, mas não tiveram em conta a qualidade nutricional do produto, sendo o resultado final um alimento muito pouco nutritivo.
Por essa razão, eu penso que temos de ter muita atenção sobre o que comemos, já que a qualidade dos produtos é muito importante. Não obstante, também é verdade que há muitas pessoas que não se podem permitir ter uma alimentação saudável, porque não têm suficiente dinheiro, por isso eu penso que o estado deveria baixar as taxas dos produtos mais saudáveis como as verduras e as frutas e subir as dos produtos mais processados. De esta maneira poderíamos conseguir que comer bem seja mais acessível para todo o mundo, o que poderia ter uma influência muito positiva na saúde das pessoas.