Meritxell Durba
Community Tutor
Prezado senhor, o propósito desta carta é expressar a minha deceção com você pela expressão usada no artigo publicado no jornal "Correio da Manhã" na quinta-feira passada. Neste artigo você falava num tema muito interessante para mim e eu estava lindo com muita atenção, mas pouco a pouco eu vi como você estava se irritando cada vez mais. Eu acho isso inadmissível num jornal, porque faz que esse jornal deixe de ser neutro, como todo jornal deveria ser, para se tornar um jornal com uma certa natureza política. Deixando isso de lado, o que mais me irritou não foi isso, mas sim que, ao final daquele artigo, você dedicou ao leitor as seguintes palavras: “Vão-se lixar, pá”. Como leitor, posso dizer que as suas palavras me pareceram inadmissíveis para um jornalista do seu nível, que até aquele momento eu considerava uma pessoa culta e respeitável. Pessoalmente, penso que nenhum jornalista respeitável deve se permitir descer a esse nível e usar tais palavras num artigo, pois são ofensivas para quem, como eu, está a ler o artigo. Após ter manifestado a minha opinião e insatisfação com o artigo escrito por você, peço-lhe, a partir de agora, que seja mais respeitoso com os leitores. Para começar, considero necessário que publique uma carta de explicação, bem como um pedido de desculpas pela expressão utilizada e pela ofensa perpetuada para com os leitores do jornal "Correio da Manhã". Aguardarei as suas desculpas e a sua explicação. Cordialmente, Meritxell.
Jun 13, 2021 2:10 PM
Corrections · 6
1
Parte B Para começar, considero necessário que publique uma carta de explicação, bem como um pedido de desculpas pela expressão utilizada e pela ofensa perpetuada para com os leitores do jornal "Correio da Manhã". Aguardarei as suas desculpas e a sua explicação. Cordialmente, Meritxell.
Esta parte foi sem erros.
June 13, 2021
1
Excelentíssimo Senhor (nome da pessoa)! O propósito desta carta é expressar a minha decepção consigo pela expressão usada no artigo publicado no jornal "Correio da Manhã" (sabes que aqui a credibilidade do jornal e do canal cmtv é praticamente zero. Todos gozamos com eles. Gozamos até com "manha") na quinta-feira passada. Neste artigo você falava num tema muito interessante para mim e eu estava a ler com muita atenção, mas pouco a pouco vi como você estava irritado cada vez mais. Eu acho isso inadmissível num jornal (todos os jornais e telejornais são de um lado ou do outro. Quase todos de esquerda. O observatório de direita, por exemplo. Os desportivos é assim: record =sporting, o jogo =Porto e abola =Benfica), porque faz que esse jornal deixe de ser neutro, como todo o jornal deveria de ser, para se tornar um jornal com uma certa natureza política. Deixando isso de lado, o que mais me irritou não foi isso, mas sim que, no final daquele artigo, você dedicou ao leitor as seguintes palavras: “Vão-se lixar, pá”. Como leitor, posso dizer que as suas palavras me pareceram inadmissíveis para um jornalista do seu nível, que até aquele momento eu considerava uma pessoa culta e respeitável. (maneira simpática de dizer para ir à merda ou para o carvalho). Pessoalmente, penso que nenhum jornalista respeitável deve se permitir descer a esse nível e usar tais palavras num artigo, pois são ofensivas para quem, como eu, está a ler o artigo. (para nós não, pois usamos certas palavras mais "softs" para não dizermos asneiras. Ele não podia mandar-nos à merda. Se visses programas de humor político como "Gente que não sabe estar" ou comentários desportivos ficarias chocada). Após ter manifestado a minha opinião e insatisfação com o artigo escrito por si, peço-lhe, a partir de agora, que seja mais respeitoso com os leitores.
June 13, 2021
Invitee
Prezado senhor, o propósito desta carta é expressar a minha decepção pela expressão usada no artigo publicado no jornal "Correio da Manhã" na quinta-feira passada. Neste artigo você falava num tema muito interessante para mim e eu estava lendo com muita atenção, mas pouco a pouco eu vi como você estava se irritando cada vez mais. Eu acho isso inadmissível num jornal, porque faz que esse jornal deixe de ser neutro, como todo jornal deveria ser, para se tornar um jornal com uma certa natureza política. Deixando isso de lado, o que mais me irritou não foi isso, mas sim que, ao final daquele artigo, você dedicou ao leitor as seguintes palavras: “Vão-se lixar, pá”. Como leitor, posso dizer que as suas palavras me pareceram inadmissíveis para um jornalista do seu nível, que até aquele momento eu considerava uma pessoa culta e respeitável. Pessoalmente, penso que nenhum jornalista respeitável deve se permitir descer a esse nível e usar tais palavras num artigo, pois são ofensivas para quem, como eu, está a ler o artigo. Após ter manifestado a minha opinião e insatisfação com o artigo escrito por você, peço-lhe, a partir de agora, que seja mais respeitoso com os leitores. Para começar, considero necessário que publique uma carta de explicação, bem como um pedido de desculpas pela expressão utilizada e pela ofensa perpetuada para com os leitores do jornal "Correio da Manhã". Aguardarei as suas desculpas e a sua explicação. Cordialmente, Meritxell.
June 13, 2021
Prezado senhor, o propósito desta carta é expressar a minha decepção com você pela expressão usada no artigo publicado no jornal "Correio da Manhã" na quinta-feira passada. Neste artigo você falava num tema muito interessante para mim e eu estava lendo com muita atenção, mas pouco a pouco eu vi como você estava se irritando cada vez mais. Eu acho isso inadmissível num jornal, porque faz que esse jornal deixe de ser neutro, como todo jornal deveria ser, para se tornar um jornal com uma certa natureza política. Deixando isso de lado, o que mais me irritou não foi isso, mas sim que, ao final do artigo, você dedicou ao leitor as seguintes palavras: “Vão-se lixar, pá”. Como leitor, posso dizer que as suas palavras me pareceram inadmissíveis para um jornalista do seu nível, que até aquele momento eu considerava uma pessoa culta e respeitável. Pessoalmente, penso que nenhum jornalista respeitável deve se permitir descer a esse nível e usar tais palavras num artigo, pois são ofensivas para quem, como eu, está lendo o artigo. Após ter manifestado a minha opinião e insatisfação com o artigo escrito por você, peço-lhe, a partir de agora, que seja mais respeitoso com os leitores. Para começar, considero necessário que publique uma carta de explicação, bem como um pedido de desculpas pela expressão utilizada e pela ofensa perpetuada para com os leitores do jornal "Correio da Manhã". Aguardarei as suas desculpas e a sua explicação. Cordialmente, Meritxell.
Perfeita tradução Meritxell, você teve pouquíssimos erros.
June 14, 2021
Prezado senhor, o propósito desta carta é expressar a minha decepção com você pela expressão usada no artigo publicado no jornal "Correio da Manhã" na quinta-feira passada. Neste artigo, você falou num tema muito interessante para mim e eu estava lendo com muita atenção, mas pouco a pouco, eu vi como você estava se irritando cada vez mais. Eu acho isso inadmissível num jornal, porque faz com que esse jornal deixe de ser neutro, como todo jornal deveria ser, para se tornar um jornal com uma certa natureza política. Deixando isso de lado, o que mais me irritou não foi isso, mas sim que, ao final daquele artigo, você dedicou ao leitor as seguintes palavras: “Vão-se lixar, pá”. Como leitor, posso dizer que as suas palavras me pareceram inadmissíveis para um jornalista do seu nível, que até aquele momento eu considerava uma pessoa culta e respeitável. Pessoalmente, penso que nenhum jornalista respeitável deve se permitir descer a esse nível e usar tais palavras num artigo, pois são ofensivas para quem, como eu, está a ler o artigo. Após ter manifestado a minha opinião e insatisfação com o artigo escrito por você, peço-lhe, a partir de agora, que seja mais respeitoso com os leitores. Para começar, considero necessário que publique uma carta de explicação, bem como um pedido de desculpas pela expressão utilizada e pela ofensa perpetuada para com os leitores do jornal "Correio da Manhã". Aguardarei as suas desculpas e a sua explicação. Cordialmente, Meritxell.
Meus parabéns, você realmente já domina a língua portuguesa. Pequenos erros foram cometidos mas que faz parte do processo de aprendizagem. Estou disponível para uma aula experimental caso queira aprofundar mais seu português! Até breve!
June 13, 2021
Want to progress faster?
Join this learning community and try out free exercises!