Philippe Sochnikoff
Pouca importa o que estou andado a fazer, se uma vez tenha dúvidas ou esteja desanimado, eu paro, vou apanhar ar no meu jardim ou fazer uma caminhada, tomo um duche bem quente, falo com a minha esposa ou com uma pessoa positiva e depois, penso nos meus objetivos, nas razões pelas quais começei o meu projeto. Geralmente, basta fazer assim para retocar a motivação e avançar.
Jan 29, 2022 12:39 PM
Corrections · 9
1
Pouca importa o que estou fazendo, se uma vez tenho dúvidas ou estou desanimado, eu paro, vou tomar/pegar um ar no meu jardim ou fazer uma caminhada, tomo um ducha bem quente, converso com minha esposa ou com uma pessoa positiva e depois penso nos meus objetivos, nas razões pelas quais começei o meu projeto. Geralmente, basta fazer assim para retomar a motivação e avançar.
January 29, 2022
Invitee
1
Pouca importa o que estou a fazer, se tiver dúvidas ou estiver desanimado, eu paro, vou apanhar ar no meu jardim ou fazer uma caminhada, tomo um banho bem quente, falo com a minha mulher ou com uma pessoa positiva e depois penso nos meus objetivos, nas razões pelas quais começei o meu projeto. Geralmente, basta fazer isso para recuperar a motivação e avançar.
Olá, Philippe! Na primeira correção, tens duas possibilidades parecidas. "Pouco importa o que estou a fazer" (neste momento) ou "pouco importa o que ando a fazer" (neste momento, mas é uma coisa que faço de forma recorrente. Neste momento ESTOU A CORRIGIR esta mensagem, mas também ANDO A CORRIGIR vários dos teus textos. Percebeste a diferença?). A mesma coisa na frase seguinte, está tanto correto "Uma vez que tenha dúvidas ou esteja desanimado" ou "Se tiver dúvidas ou estiver desanimado". São muito parecidas, podes praticamente usar as duas de forma igual, não podes é misturá-las :) ) Depois fiz umas correções de vocabulário para Português Europeu. Normalmente não dizemos "esposa" (é correto! não tem nenhum problema de significado), mas normalmente dizemos mais "marido e mulher", não "esposo e esposa". O mesmo para duche. No Brasil e em algumas zonas de Portugal os nativos fazem uma clara distinção entre duche e banho (e tecnicamente são palavras diferentes, duche - shower / banho - bath), mas é muito frequente que também se diga "banho" para tanto duche como banho-banho. Na última frase, substitui o "assim" por "isso". O "assim" é mais frequente quando são coisas físicas que demonstras, ou uma só ação. Quando explicas algo, especialmente um processo com várias ações, normalmente usamos "isso". Muito bom texto!
January 31, 2022
Pouca (masculino: pouco) importa o que estou andado a fazer (andado a fazer* = fazendo): se uma vez tenha (se eu estiver com) dúvidas ou desanimado, eu paro, vou apanhar ar (apanhar ar = acho que é português de Portugal; no Brasil eu falaria “eu vou tomar um ar fresco”) no meu jardim ou fazer uma caminhada, tomo um duche (ducha ou banho) bem quente, falo com a minha esposa ou com uma pessoa positiva e depois, (sem vírgula) penso nos meus objetivos, nas razões pelas quais começei (sem ç: comecei) o meu projeto. Geralmente, basta fazer assim para retocar (retocar significa pintar 🖌 ou editar uma foto no Photoshop/ o correto seria “retomar”) a motivação e avançar.
Eu também tenho o hábito de tomar um ar para arejar os pensamentos. Dar uma pausa é importante e nos ajuda a ficar bem.
January 29, 2022
Pouco importa o que estou a fazer, se estiver com dúvidas ou desanimado, paro, vou apanhar ar no meu jardim ou fazer uma caminhada, tomo um duche bem quente, falo com a minha esposa ou com uma pessoa positiva e depois, penso nos meus objetivos, nas razões pelas quais começei o meu projeto. Geralmente, basta fazer isto para retocar a motivação e avançar.
Olá Philippe. Confirmo que "apanhar ar" é uma expressão bastante portuguesa. Estou a pensar em abrir um perfil de Professor de Comunidade aqui no iTalki. Sou português, vivi três anos e meio em Ixelles ;). Independemente da criação desse perfil aqui no iTalki, podes contactar-me por mensagem privada se estiveres interessado em falar e melhorar a pronuncia ou até conhecer hábitos de Portugal. Abraço, Rui
January 29, 2022
Want to progress faster?
Join this learning community and try out free exercises!