Não tem como escapar. Quem vai ao supermercado já notou o aumento expressivo no preço de alguns produtos, principalmente aqueles considerados a base da alimentação do cidadão meio, como podem ser os cereais, a carne branca (porco, frango e semelhantes) e o peixe branco (pescada, robalo e semelhantes).
Mas, apesar deste aumento de preço, os supermercados entre eles tentam oferecer o preço mas baixo possível para assim competir com os outros supermercados já que eles sabem que o cidadão meio tem muito presente o preço dos produtos. Incluso por cima da qualidade dos produtos, o que faz que cada vez mais os supermercados deem menos importância à qualidade e mais a ter um preço bem competitivo.
Além disso, as mudanças no ritmo de vida das pessoas e a constante evolução da sociedade tiveram duas consequências terríveis para a alimentação, especificamente para a qualidade da alimentação.
Em primeiro lugar, atualmente a população consome muito mais produtos processados do que produtos frescos ou locais, de modo que os produtos processados estão se tornando mais baratos devido à redução da sua qualidade.
Em segundo lugar, a evolução da sociedade trouxe uma evolução na agricultura, fazendo com que mais produtos que são híbridos de outros alimentos e que têm uma qualidade duvidosa.
Por tudo isso, eu penso que a sociedade deveria voltar aos hábitos de alimentação do passado, consumindo produtos frescos e locais e certificar-se de que os produtos sons de boa qualidade. Mas para conseguir isso os supermercados precisam estabelecer preços estáveis e oferecer produtos de qualidade aos consumidores.