[Deleted]
Eu quero saber as girias mais usadas no Brasil, obrigado
May 18, 2008 4:59 PM
Answers · 5
1
oi cristian, as girias mais comuns aqui no brasil, são: - "vamos desenrrolar ou desenvolver um papo, vamos levar um papo dez", isso significa que um dialogo irá acontecer. - "vai tomar um caldo, vai levar um molho, vai levar um pial", isso significa que o infeliz vai levar a maior surra da vida dele. - "ai mina, vamos levar um lero, chavecar, bater um chaveco", isso significa que o cara ta querendo ganhar a garota na conversa. - "vamos dar um rolé, vamos vazar, bater perna, vamos ralar, sair batido", isso significa que a pessoa está saindo do local ou esta indo á um passeio.
May 19, 2008
Ixi, formatação saiu toda errada... rsrs
August 17, 2011
Conforme o amigo Aldebaran disse, as girias variam de região para região, abaixo breve resumo extraído do site http://minilua.com/girias-diferentes-regioes/ S ã o P a u l o Abraça: Não, esqueça o significado convencional da palavra. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o termo pode significar “desistir”, “abrir mão de algo”. Ô, véi: Nada mais do que chamar a atenção de alguém. Gente fina: Pessoa agradável, de fácil convivência. Putz ou Putz grila: Interjeição que indica surpresa, espanto diante de alguma coisa. Mano: O mesmo que irmão, amigo, camarada, colega. Mina: Garota, menina, amiga. Tá embaçado: Indica que a situação está complicada. Em outras palavras, “que o mar não está pra peixe”! Sacaram: Compreenderam, entenderam? A fila anda: Termo muito usado após o término de um relacionamento. Significa dar continuidade a sua vida. E aee rapá: O mesmo que Oi, tudo bem? Pagando pau: Interessado em alguém. Busão: O mesmo que ônibus no coloquial. Trampo: Local de trabalho. Colar lá: O mesmo que aparecer em determinado local. Dar área: Ir embora. Mili duk: Indicação de tempo, o mesmo que “Nossa, quanto tempo não te vejo”! Vaza daqui: O mesmo que saia daqui. R i o G r a n d e d o S u l Lambão: Pessoa suja, com pouca ou sem nenhuma higiene. Guri e Guria: Menino e menina. Espichar a canela: O mesmo que bater as botas, morrer. Juntar os trapos: Casar Maleva: Malfeitor, pessoa má. Charlar: Prosear, conversar. Pelego: Pele de ovelha. Tererê: Chimarrão com água fria. Xerenga: Faca antiga, que não funciona bem. Naco: Fatia, pedaço, porção. Entrevero: Confusão, desordem. Campear: Procurar pelo campo. R i o d e J a n e i r o Caô: Mentira Vacilo: O mesmo que engano ou equivoco. Tomei um beiço: Levar um golpe. Brou: O mesmo que amigo ou companheiro. Noitada ou night: Sair para se divertir, curtir a noite. Pistoleira: Pessoa de má índole, geralmente interessada apenas no dinheiro do parceiro. Ih, ó o cara: Interjeição que indica “olha só, viu o que ele está fazendo”
August 17, 2011
Olha Cristian, em termos de diversidade lingüística, isso aqui é uma loucura. As gírias variam de região para região e estão sempre se modificando. As gírias mais 'faladas' geralmente são aquelas que aparecem em programas de TV e que retratam a vida em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. E, ainda por cima, vai depender da faixa etária, grupo social, por aí vai. Deu para entender? (Essa você quebrar a cabeça para entender...).Abraços.
May 19, 2008
Depende da situação....rsrs..."E aí???" quer dizer :"whats up"? "legal" quer dizer "nice"..."gatinha" quer dizer "hottie"....rsrsr...se quiser mais,é so dizer!kisses
May 18, 2008
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!