18ck
Animães e Anipais Recentemente, escrevi um texto que incluiu uma referência a. "Senhor Raposa". As pessoas que fizeram correções (muito obrigado a ambos) mudaram esta nome para "Senhora Raposa". Na minha imaginação este animal era um macho. Ora bem, acabei por entender a problema: devia escrever "Senhor Raposo" tal como o título daquele filme. Chega de bitates, vamos à pergunta: existe uma regra sobre nomes de espécies de animais? Por exemplo, de forma geral, se pesquisares "águio" ou "cegonho" ou "girafo", o Google responderá "será que quis dizer águia/cegonha/girafa?" A forma macha de todos estes animais é "escondida" mas existe para todas as espécies de animais até "vaca/o" (além de "touro") ou só para determinadas espécies? Muito obrigado, gatinhos e gatinhas.
Apr 7, 2020 7:01 AM
Answers · 11
6
Olá! Em português, infelizmente não há uma regra específica para definir macho e fêmea de determinados animais, dessa forma, o que você precisa saber é que existem algumas variações, exemplo: 1. Em alguns casos a palavra correspondente à fêmea muda completamente: Boi/Touro - Vaca Carneiro - Ovelha Cavalo - Égua Galo - Galinha Cão - Cadela 2. Para alguns animais o nome da fêmea ocorre pela troca da vogal final o para a, ou ão por oa: Gato - Gata Pato - Pata Coelho - Coelha Pombo - Pomba Urso - Ursa Cachorro - Cachorra Leão - Leoa 3. Há também animais com um só gênero (chamados substantivos epicenos), nesse caso se quiser fazer distinção é preciso fazer a junção das palavras macho e fêmea (por exemplo, Águia-macho / Águia-fêmea): (a) Cegonha (a) Girafa (a) Cobra (o) Escorpião (a) Borboleta (a) Aranha (a) Baleia (o) Jacaré No caso de raposa, como é um substantivo feminino, corrigiram para Senhora raposa. Vou deixar aqui o link de um site para te ajudar com mais exemplos: https://duvidas.dicio.com.br/masculino-e-feminino-de-animais/ Até mais!
April 7, 2020
1
Isso é algo complexo. Temos vário casos. 1) Há casos em que o feminino dos animais se faz com as regras normais dos substantivos. Gato/Gata. Cuidado o feminino de Rato não é Rata. Rata é outro animal (maior). 2) Há casos em que o feminino dos animais é uma palavra totalmente diferente. Cavalo/Égua 3) Há casos em que devemos distinguir o gênero da palavra do sexo do animal. A palavra tem sempre o mesmo gênero mas o sexo do animal pode variar. A cobra macho/A cobra fêmea O jacaré macho/O jacaré fêmea Na literatura muito técnica ou erudita podemos ver os substantivos usados como aposto (macho/fêmea) serem trocados pelos respetivos adjetivos e concordarem com o gênero do animal. A cobra macha/ A cobra fêmea O jacaré macho/O jacaré fêmeo 4) Existe ainda o caso que é uma mistura do 2) e do 3). Embora existam os dois gêneros correspondentes aos dois sexos, há um que é pouco conhecido ou habitual e se usa muitas vezes só um gênero como em 3) O raposo ou A raposa macho/ A raposa (fêmea). O elefante (macho)/ O elefante fêmea ou a elefanta O javali (macho)/ O javali fêmea ou a javalina Agora vamos supor que não existia a palavra "raposo" Como se deveria dizer Senhora Raposa ou Senhor Raposa? Os dois estão certos e vamos ver por quê! Raposa não é um adjetivo que qualifica Senhor mas simplesmente um substantivo aposto a modo de um nome de uma pessoa, mas não exatamente isso. Isso dá a liberdade de fazermos o que quisermos. Num conto de crianças seria muito normal dizer senhora cobra mesmo se tratando de um macho pois estamos num campo imaginativo: nenhuma cobra é senhor ou senhora. No imaginário de uma criança a cobra tem sempre um aspecto feminino mesmo sendo macho. Estamos no campo da imaginação.
April 8, 2020
Nesse mesmo texto disseste "uma raposa". Há filmes como me mostraste "O Senhor Raposo" ou mesmo um actor português que se chama Raposo, mas é extremamente invulgar dizermos "Raposo". É como a Luma disse.
April 7, 2020
No português utilizamos feminino e masculino para descrever as suas contrapartes de uma mesmo objeto , mas em relação a animais , na maioria das vezes não utilizamos feminino ou masculino somente trocando a ultima letra do nome , mas obviamente que existem exceções como Porco | Porca ou Burro | Burra . por exemplo Touro é masculino , o feminino seria Vaca , outro exemplo seria cavalo que é masculino , o feminino seria égua ! Se deseja saber mais sobre isso entre neste link , irá te ajudar muito ! https://duvidas.dicio.com.br/masculino-e-feminino-de-animais/
April 7, 2020
Still haven’t found your answers?
Write down your questions and let the native speakers help you!